24-JUL-2019

Moradores do Alto do Padeiro recebem equipes de combate ao Aedes aegypti

Ações de sensibilização acontecerão todas as terças até o final do ano em diferentes localidades de Cedro

#Dengue POR MACIEL 24 DE JULHO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

A Prefeitura de Cedro iniciou mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Membros do Comitê Municipal de Mobilização Contra as Arboviroses, Brigada Municipal, profissionais de Saúde (ACE/ACS) e brigadistas do Programa Aedes em Foco da Universidade Federal do Ceará (UFC), estiveram na manhã da terça-feira (23), no bairro Alto do Padeiro para sensibilizar os moradores da região.

Cedro está cumprindo as metas estabelecidas pelo Governo do Estado e, com isto, recebeu no ano passado incentivo financeiro estadual. "Estamos unidos no combate ao mosquito, além dos nossos profissionais de saúde, a população faz sua parte e a prefeitura vem atuando de maneira firme para manter a cidade longe da Dengue, Zika Chikungunya. Estas boas práticas foram reconhecidas a nível estadual e federal", lembra o Prefeito, Dr. Nilson Diniz.

A dona de casa, Liduina Tereza, agradeceu a visita das equipes e relatou que diversas medidas são adotadas em sua residência. "Eu achei ótima a presença dos brigadistas e de todos os profissionais envolvidos, graças as campanhas anteriores da Prefeitura, sempre conscientizando as pessoas, e as ações que fazemos em casa não foi encontrado nenhum foco do mosquito aqui".

Gincana

A gincana "Todos Contra o Mosquito Aedes aegypti", fecha a programação da colônia de férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), e acontece nesta quarta-feira, 24 de julho, às 13 horas, no ginásio poliesportivo.

Novas ações

Novas visitas acontecerão todas as terças, até o final do ano. Na próxima semana será a vez do bairro Prado. Em agosto serão realizados encontros para o planejamento de ações, posse dos novos membros do comitê, cinema cultural, dia "D" nas escolas e rodas de conversas nos equipamentos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Além disto, a parceria com a UFC, por meio de brigadistas do programa Aedes em Foco, continuará fortalecendo as ações e oferecendo cursos de capacitação para os cedrenses.

O Coordenador do Comitê Municipal de Mobilização e Enfrentamento às Arboviroses, Marciel Bezerra, lembra a importância das parcerias nestas ações. "Além da parceria com a brigada municipal, que busca realizar as visitas junto aos profissionais, estamos unidos trabalahndo diversas medidas para a conscientização da população sobre os cuidados no combate ao mosquito".

Casos

De 1º de janeiro à 17 de julho de 2019, foram registrados dois casos de dengue em Cedro, ambos foram importados de outras cidades, isto é, adquiridos em outros municípios. As informações repassadas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), mostram que em julho não foi registrado nenhum caso.

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas