29-MAI-2019

Dia do desafio movimentou município de Cedro contra o sedentarismo

Mais de 3 mil cidades do continente americano participaram da campanha de incentivo à prática de atividades físicas e de esportes nesta quarta-feira (29/05)

#Agenda POR MACIEL 29 DE MAIO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

O Dia do Desafio em Cedro começou cedinho, logo pela manhã. Idosos do CRAS I realizaram atividades com a educadora do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC). Durante todo o dia, as escolas da rede municipal e estadual movimentaram os estudantes. Nas zonas rural e urbana, moradores participaram de caminhadas, trilhas, jogaram futebol, participaram de aulas de forró e zumba. Nas sedes dos distritos, diversas atividades foram ofertadas.

"Cedro se mobiliza durante todo o ano, não só para o Dia do Desafio, mas também para a promoção do bem-estar e da saúde da nossa gente. Estamos com praças revitalizadas, academia de saúde, equipamentos que ajudam os moradores a cuidar cada vez mais conquistarem saúde e prevenirem doenças por meio da atividade física. Além disto, realizamos o mapeamento dos moradores que sofrem com diabetes", explica o prefeito, Dr. Nilson Diniz.

A funcionária pública Jussara Souza aproveitou a data para praticar atividades físicas antes de chegar ao trabalho. "Eu fico muito feliz com ações como essa. Vejo que a administração municipal vem buscando parcerias para cuidar cada vez da saúde da população", destaca.

A aposentada Gertudes Bezerra participa do Dia do Desafio desde o primeiro ano de adesão da prefeitura. "Se você não se cuida, acaba ficando sentada o dia inteiro. Por isso, onde tem evento deste tipo, estou participando. Eu sei que praticar esportes traz, além de mais saúde, a oportunidade da convivência com outras pessoas".

O Secretário-Adjunto de Esporte, Gleiciano Morais, lembra que as atividades têm movimentado a cidade e estimulado a adoção de hábitos mais saudáveis. "Temos praças e escolas lotadas, é a população se encontrando nos espaços públicos através do Dia do Desafio, para que possamos ter a oportunidade de desenvolver hábitos saudáveis durante o ano inteiro", reforça.

O desafio de Cedro

As duplas de cidades, de tamanho equivalente, foram definidas por sorteio na edição do ano passado. A competição entre essas cidades é trienal e segue até 2020, sempre em busca de aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes. Cedro compete com a cidade de Feijó, no estado do Acre. As atividades foram contabilizadas através de sistema, junto à organização do evento e por meio de telefone.

O que é Dia do Desafio?

É uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, e que busca promover integração e cooperação. No Brasil, as atividades são encabeçadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). As cidades são classificadas no ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados dos dois municípios desafiantes, atualizado a cada ano.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte