22-MAI-2019

Câmara realiza Audiência Pública para homenagear pessoas destacadas na área social

A solenidade premiou mulheres e adolescentes em situação de destaque pelo trabalho social que estão realizando no município, contribuindo assim na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes

#AssistênciaSocial POR MACIEL 22 DE MAIO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Com o objetivo de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção das garantias aos direitos das crianças e adolescentes do município, o Legislativo Cedrense realizou Audiência Pública na manhã da quarta-feira (22/5) para homenagear mulheres e adolescentes que tem se destacado na área social no âmbito do município. Foram entregues comendas a Maria do Socorro Lima e Silva, Francisca de Assis Veríssimo, Maria de Fátima Santos de Souza, Maria Vitória Diniz, Maria Dalzanir de Oliveira Diniz e Hyanne Cristina Silva Lima.

Ao longo dos últimos anos, as mulheres locais ganharam maior destaque, passando a ocupar postos de destaque em vários setores da sociedade. O prefeito Dr. Nilson Diniz reconhece essa conquista de espaço. "Temos inserido as mulheres em diversas ações pela competência, sabedoria e compromisso com a garantia de direitos das Crianças e Adolescentes do nosso município". O vice Joãozinho de Titico agradeceu o público presente na audiência e também as equipes engajadas na busca pelo reconhecimento do Selo Unicef. Parabéns a todos".

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Matheus Araújo, demais vereadores Gilberto Barbosa, Ana Nilma, Silvana Leite, Marcelo Matos e Juceza Teixeira, além da secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, e de jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O vereador Gilberto Barbosa, solicitante da Audiência Pública, destacou o papel da Câmara Municipal na luta pelo selo e o reconhecimento de quem faz mais pelo bem do município. "Essa casa tem como prerrogativa defender as crianças e adolescentes de Cedro. Destaco que o município está concorrendo ao selo porque tem trabalho a mostrar. E mais: as políticas públicas estão cada vez mais se ampliando aqui".

Quem fez jus ao prêmio

Maria do Socorro, uma das homenageadas, já foi professora, presidiu associações comunitárias, participou de serviços de pastorais e atuou como colaboradora de Conselhos Municipais, entre outras atividades. "Há exatos 30 anos eu estava, aqui na Câmara Municipal, recebendo o título de cidadã Cedrense, hoje me sinto na responsabilidade de dar uma resposta carinhosa ao povo. Fico muito feliz com todo o povo de Cedro".

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, destacou uma a uma as homenageadas do dia. "São pessoas que têm nosso reconhecimento, são merecedoras dos nossos parabéns pela luta, pelo trabalho desenvolvido, seja nas escolas, como lideranças do ambiente estudantil e da sociedade". Luciana também falou da participação da juventude no processo eleitoral, alertando para os títulos eleitorais. "Eles precisam exercer a sua cidadania. Por isso, devem buscar o posto de atendimento do Cartório Eleitoral de Cedro".

Dentro do Selo UNICEF

É fundamental que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instancias de participação de adolescentes. A ação central desta iniciativa e´ a criação de Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA). Para o município atingir a meta do selo UNICEF, os jovens devem procurar o posto de atendimento no Fórum Municipal até o dia 31 de maio. Ao todo, são 12 indicadores, mas três destes índices em Cedro estão abaixo da média nacional. "Nós temos dois indicadores considerados ‘bons’, mas temos pouco tempo para chegar no nível ‘excelência’, lembra a secretária Luciana Vieira.

A comissão local conta com o apoio e parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, secretarias de educação, saúde e órgãos municipais, além da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

A Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Juliana Santos, afirma que é necessário engajamento de todos. "Que os adolescentes possam ter voz e escolher aqueles que podem desempenhar um bom papel e levar melhorias para as crianças e adolescentes".

Papel do NUCA

Articuladora do Selo Unicef em Cedro, Cíntia Maciel, destacou a importância da formação do NUCA. "São 16 adolescentes de escolas da rede pública, avaliando ações proposta pela coordenação Estadual na política local".

As impressões de quem esteve na solenidade

"Nossas mulheres estão sendo homenageadas por sua luta e consciência cidadã, conquistando diariamente o seu espaço dentro da sociedade".

Vereadora Ana Nilma

"As comendas entregues nesta audiência simbolizam as mulheres em posição destaque na luta por avanços reais na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município".

Vereadora Silvana Leite

"É preciso que toda população possa entender que essa ação é valiosa para futuro de todos os jovens, para que possamos ter um município cada vez mais forte".

Vereador Juceza Teixeira

"Além das homenagens, devemos destacar o papel fundamental da população nessas ações para que possamos conseguir o Selo Unicef".

Vereador Marcelo Matos

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje