20-MAI-2019

Museu de Cedro realiza ações comemorativas ao Dia Internacional dos Museus

Situado na antiga Estação Ferroviária, o equipamento disponibilizou programação especial em alusão à data (18 de maio). O evento, na sexta-feira (17), contou com apresentação da Banda de Música Maestro José Pretinho e visitas guiadas.

#Cultura POR MACIEL 20 DE MAIO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Estudantes e moradores tiveram acesso a fotos históricas e ao acervo, que contém objetos de época. Também teve a exibição de vídeos com entrevistas, documentários e imagens do empresário Ivens Dias Branco e família. "Fez parte da programação, ainda, uma mostra cultural com as cordelistas Edson Reis e Ioneide Moura", lembra a secretária de Cultura Aparecida Evangelista.

A visita ao Museu de Cedro é programação para toda a família. A mãe da pequena Heloísa Lemos, a dona de casa Cleniê Silva, aproveitou a oportunidade para envolver todos de casa nesse mergulho ao passado. "Mostramos às crianças a importância de conhecer a nossa história. Estamos observando o aumento da participação e o interesse do público".

O prefeito Dr. Nilson Diniz explica que a antiga Estação Ferroviária é um espaço para recordar o passado e preservar a memória do município. A formação e o desenvolvimento da cidade estão ligados à construção da Ferrovia. "Isso nos motiva a saber mais sobre as nossas origens; eis a razão de existir do Museu de Cedro". Ele lembra que nas comemorações do centenário, em 2016, a Estação foi entregue totalmente reformada, "contribuindo para lembrarmos da importância que tiveram os profissionais que nela atuaram e ajudaram a fazer a nossa história".

Lições de fotografia

Com abertura prevista para o final de maio, a exposição fotográfica do repórter Marciel Bezerra tem imagens dos idosos do CRAS I e II capturadas por ele nos últimos meses. "Além de mostrarmos esses instantes, vamos ensinar técnicas de fotografia", explica o fotógrafo. Vários pontos turísticos do município foram fotografados.

No próximo mês, a Secretaria de Cultura promoverá ações voltadas ao período junino; em pauta, as tradições e os folguedos com foco no Turismo Religioso.

#Agenda Hoje

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

#Agenda Hoje