30-ABR-2019

Prefeitura realizará solenidade para anúncio de novos cursos

#AssistênciaSocial 30 DE ABRIL DE 2019

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e da Sala de Empreendedor, realiza nesta quinta-feira (2/5), à partir das 8 horas, assinatura de parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SEBRAE), com apresentações de "cases" de sucesso e prestação de contas. "Procuramos no primeiro ano da gestão (2013), formalizar convênio com o SENAC para levar cursos para todas as comunidades rurais e, ao longo do tempo, capacitamos cerca de 4 mil pessoas", enfatizou o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.

Criada para formalizar e apoiar empreendedores oriundos dos cursos a Sala do empreendorismo localizada na Secretaria do Trabalho e Assistência Social oferece suporte para o Microempreendedor Individual (MEI), abertura de CNPJ, Declaração Anual, geração de boleto e intermediação com os parceiros do Sistema Fecomércio são algumas das ações. "Dentro do contrato de cada instituição o município disponibiliza consulta, palestras e cursos para as micro e pequenas empresas, após a solicitação o suporte não tem custo para o morador, apenas nas taxas de órgãos do Governo Federal e Estadual", lembra o agente de desenvolvimento, Alexsandro Pereira.

Ao longo dos últimos anos (2013-2017), o SEBRAE tem levado diversas ações em parceria com a Prefeitura de Cedro. Após a regulamentação e implantação da lei geral das micro e pequenas empresas e da criação da Sala do Empreendedor, foram mais de 6 mil horas de consultorias para atender produtores rurais e empresas urbanas, 55 cursos, capacitando cerca de 825 empreendedores, 40 palestras, 18 oficinas, 2 seminários e o apoio na realização das edições da EXPOCEDRO.

Ao todo, foram aplicados no Município R$ 1.039.385,00, sendo R$ 747.955,00 com recursos do SEBRAE e R$ 176.430,00 como contrapartida do Município. Em 2018, foram quase 3 mil horas de consultorias, 15 cursos, 9 oficinas, 10 palestras, no valor de R$ 340.000,00, sendo R$ 234.852,00 oriundos de orçamento do SEBRAE e R$ 105.148,00 através de contrapartida do Município.

Após a conclusão dos cursos, a população participa da Feira do Empreendorismo e da Agricultura Familiar (FEAGRI) que acontecem mensalmente na Praça Nilo Viana Diniz. Além disso acontecem Feiras da Agricultura Familiar na sede urbana e rural, incentivando os produtores nas vendas e melhorando a renda familiar.

O SENAC capacitou cerca de 3 mil pessoas entre 2013 e 2017. No ano passado, foram realizados investimentos de R$ 123.408,39 pela Prefeitura de Cedro, SENAC e Sebrae. Estes cursos estão movimentando a economia local, gerando emprego e renda para o povo de Cedro, principalmente nas comunidades rurais. Ao todo, 400 pessoas participaram de cursos de Massagem Relaxante, Artesanato em Fuxico, Artesanato em Biscuit, Salgados Comerciais, Bolos e Doces Regionais, Processamento de Frutas, Customização de Camisetas, Sobremesas Comerciais, Bolsas e Acessórios, Bolos e Doces Regionais, Customização de Camisetas, Corte de Cabelo Masculino, Excelência no Atendimento em Farmácia, Teatro Para Iniciantes, Informática Para Melhor Idade, Adobe Premier, Doces e Salgados Para Festas, Montagem e Manutenção de Smartphones, Culinária a Base de tilápia e Comida de Boteco.

Palestra motivacional sobre negócios e depoimentos de moradores que se tornaram empreendedores farão parte da solenidade. "Criamos alternativas para levar conhecimento a nossa gente, acreditamos na força do empreendedorismo em Cedro e estaremos apresentando novos cursos, de acordo com as reais necessidades da comunidade e, em breve, vamos iniciar em novas turmas", pontua a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira. SERVIÇO Solenidade de assinatura para novos cursos Data: 02 de maio de 2019 Horário: 8 h Local: Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco(SENAC).

Por Marciel Bezerra Foto: Marcos Rodrigues

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje