24-MAR-2019

Açude Velho sangra após chuva de 115 milímetros

Pluviômetros caseiros registraram 150 milímetros na zona rural de Cedro. Detalhe: maior chuva registrada no Estado foi em Lavras da Mangabeira, com 148.6 milímetros.

#Chuvas POR MACIEL 24 DE MARÇO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

A chuva caiu forte em Cedro, o posto da Ematerce, no Centro da cidade, registrou 115.3 milímetros, entre 7h de sábado (23/3) e 7h do domingo (24/3), de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O Açude Velho, localizado no perímetro urbano sangrou.

O prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, comentou a precipitação deste fim de semana. "A chuva alegra as famílias do campo e fortalece a agricultura familiar. Temos registros de produtores que já estão se preparando para colheita, isso é alegria para todos nós", pontua.

A Prefeitura de Cedro vem intensificando ações junto as secretarias de Agricultura, Infraestrutura, Meio Ambiente e Defesa Civil, desenvolvendo um plano estratégico de apoio as comunidades caso necessitem de ações emergenciais por conta da força das chuvas.

Moradores registram chuvas

Moradores de Cedro tem instalado em residências pluviômetros caseiros, estes equipamentos também registraram as chuvas neste sábado e domingo. As maiores precipitações foram nas comunidades de Maniçoba, Caiana, Umari-torto e Assunção, com 150, 147, 140 e 133 milímetros, respectivamente.

Nas comunidades de Pega Avoante e Timbaúba dos Sales foram registrados 130.0mm; em Beliza, 125.0mm; no Conjunto Habitacional foram 120.0mm; Candeias registrou 116.0mm; Recanto do Odilon 82.0mm; a Comunidade de Oiticica registrou 71.0mm e Varjota 70.0mm]

A comunidade de Santo Antônio registrou 65.0mm; Cachoeira dos Marques 50.0mm; Manoel Alexandre II 30.0mm; Agrovila 28.0mm; Zé Raimundo 15.0mm; Várzea da Conceição 14.0mm e Lagêdo 10.0mm.

Açude e barragens sangram
Os moradores que moram no entorno do Açude Velho sofriam em período de chuvas com alagamentos e casas invadidas pela sangria. A mudança do sangradouro para um canal construído às margens da Avenida Vereador Pedro Lopes, construído pelo Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura de Cedro, mudou esta situação.

Na manhã deste domingo (24/3), o açude começou a sangrar e os moradores comemoraram. "Foi uma alegria constatar que este açude, que antes era motivo de prejuízos para os moradores, hoje é só alegria. Estamos vendo a sangria sem transtornos", destaca Daniel Silva.

A barragem no Bairro Divisão, que fica no trecho do Riacho Vaca Brava, também transbordou. O dique que foi construído após a enchente em março de 1963, tem facilitado o escoamento das águas e a Prefeitura realiza anualmente o roço do entorno. "Esse ano, fizemos os serviços deste canal que protege a cidade e oferecem tranquilidade à população", destaca Dr. Nilson Diniz.

Previsão do tempo
De acordo com a Funceme, a previsão para domingo, 24 de março, é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na Serra da Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuvas isoladas.

Para a segunda, 25 de março, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na Serra da Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuvas isoladas.

Nível do Açude Ubaldinho
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará - (COGERH), órgão responsável pela administração do Açude Ulbadinho, em Cedro, o volume de água atingiu 24,37 % neste sábado (23/03).

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS

Comunidade de Baixio dos Patos recebe melhorias em estradas vicinais

Outras localidades também estão recebendo intervenções