03-MAR-2019

Março começa com chuva e anima agricultores em Cedro

A Comunidade de Córrego, registrou 70.0mm em seu pluviômetro, maior chuva no município deste domingo

#Chuvas POR MACIEL 03 DE MARÇO DE 2019

Fotos: Arquivo PMC

As chuvas que banham o município de Cedro desde novembro animaram os agricultores. A esperança de um bom inverno aumenta com a chegada do mês de março, dedicado ao padroeiro do Ceará, São José. Neste domingo (3/3), a Comunidade de Córrego, registrou chuvas de 70.0mm.

De acordo com o Prefeito em exercício, Joãozinho de Titico, as chuvas têm proporcionado esperança as famílias que vivem no campo. "Com essas chuvas intensas os nossos familiares estão animados para o trabalho no campo, este é um novo período com muitas famílias beneficiadas com sementes e diversas melhorias".

O agricultor Maurício Leite, já aguarda as próximas chuvas neste mês para começar a colheita. "Nós agricultores estamos otimistas, a nossa crença no padroeiro aumenta e, se Deus quiser, a Semana Santa será farta". Na comunidade de Morada Nova, os agricultores já comemoram a colheita de milho. "Estamos felizes, pois a agricultura familiar é forte aqui na nossa comunidade", afirmou Jussara Mendonça.

Chuvas
Por meio de um grupo de WhatsApp os moradores atualizam as precipitações registradas pelos pluviômetros instalados em suas casas. Confira como foram as chuvas em Cedro neste domingo.

Na Vila Operária e Ematerce (posto da Funceme), foram registrados 60.0mm, Oiticica (53.0mm), Candeias, Prado, Pega Avoante, Timbaúba dos Sales (50.0mm), Zé Raimundo (49.0mm), Cachoeira dos Marques (48.0mm), Recanto do Odilon (47.0mm), Umari-torto (45.0mm), Piranji (40.0mm), Caiana (38.0mm), Agrovila (34.0mm), Santo Antônio (30.0mm), Manoel Alexandre II (28.0mm), Varjota e Lagêdo (25.0mm) e Várzea da Conceição (posto da Funceme) (24.0mm).

As maiores chuvas registrada nas últimas 24 horas no Ceará aconteceram no município de Jijoca De Jericoacoara (121.1mm), Granja (119.0mm), Massapê (118.6mm) e Viçosa do Ceará (118.0mm). A previsão para esta segunda-feira (4/3), será nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o Ceará.

Sementes
Em janeiro deste ano, o Governo do Estado, por meio da Ematerce e Secretaria de Agricultura, disponibilizou um total de 24.200 kg de milho, 900kg de feijão e 2.500 kg de sorgo forrageiro.

Nível de açude
O açude Ubaldinho, localizado no distrito Vale São Miguel, abastece o município por meio de adutora e de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), neste domingo (3), estava com 24,71% de sua capacidade total que é 31,80 hm³.

Campanhas educativas
Para orientar sobre a economia de água em período de chuvas e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Cedro realiza campanhas educativas na escolas, associações, empresas e setor público. Além de divulgar ações nas redes sociais, rádio e spots em carro volante.

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS

Comunidade de Baixio dos Patos recebe melhorias em estradas vicinais

Outras localidades também estão recebendo intervenções