17-JAN-2019

Projeto fotográfico permite a troca de experiências com idosos de Cedro

#Lazer POR MACIEL 17 DE JANEIRO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Teve início na tarde desta quarta-feira (16/1) os primeiros encontros com grupos de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II) no âmbito do Projeto "Histórias para quem tem histórias". Com a temática "Retratos da vida", a ação é idealizada pelo fotógrafo Marciel Bezerra e atende cerca de 150 participantes. O objetivo é criar uma ponte de comunicação entre gerações para resgatar a memória de cada idosos.

Ao todo, serão três encontros com aulas sobre história da fotografia, conhecimentos básicos, momentos históricos e dialogo sobre um momento marcante na vida de casa pessoa, traduzido em fotografia. Para o encerramento está prevista sessão fotográfica retratando a beleza da terceira idade.

De acordo com o prefeito Dr. Nilson Diniz, o projeto é por demais importante, pois vários idosos guardam na memória cada momento marcante. "Ao contarem um pouco de suas histórias por meio da fotografia, eles deixarão de lembrança fatos marcantes de nossa história, do progresso local", destaca.

A primeira aula aconteceu no grupo "Seja bem-vindo", na sede do distrito de Candeias. O Projeto já era esperado por todos; o momento foi de lembrança das famílias, de despedidas e de vivenciar o presente por meio de roda de conversas, sendo a fotografia o meio de eternizar esses instantes. Entre os assuntos abordados estão as dificuldades enfrentadas pela seca de 1915, há quase 105 anos, e a chegada da ferrovia no município nesse mesmo ano. "Foi um encontro importante. Anualmente eu desenvolvo um projeto desse tipo. Gosto de conhecer histórias de vida, e esses relatos são riquíssimos. Iremos também fotografar e escrever um livreto sobre a vida de cada um", relata o fotógrafo responsável pelo trabalho.

Durante os encontros, o apoio de Assistentes Sociais, Psicólogos e coordenadores dos Cras tem sido determinante. Foi uma solicitação dos próprios idosos, prontamente atendido por Marciel. "Esses profissionais facilitam o entendimento, junto ao público, da importância da fotografia para a lembrança de suas histórias de vida", conclui o coordenador do Projeto "Histórias para quem tem histórias", a ser finalizada com exposição no Museu Municipal.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS