26-JAN-2017

Cedro realiza ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

26 DE JANEIRO DE 2017
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde do município, realizará ações educativas junto à população e aos profissionais de saúde cedrenses durante a semana que marca o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, a ser celebrado no próximo domingo (29/01). Serão realizadas ações educativas nas escolas municipais com a participação dos estudantes, funcionários, gestores e a população.

De acordo com o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a ação é fundamental no enfrentamento da doença como problema de saúde pública. "Essas ações visam realizar uma abordagem para ampliar a divulgação e conscientizar a população para o diagnóstico oportuno e a oferta de tratamento gratuito".

Em Cedro, atualmente existem 17 casos de Hanseníase em tratamento. A Secretária de Saúde, Sayonara Moura, enfatiza que o município vem atuando de forma preventiva, oferecendo orientação e acompanhamento sobre a doença. "Estamos realizando ações através de aconselhamento e bloqueio dos comunicantes".

Programação

As equipes da Secretaria de Saúde estarão realizando palestras e rodas de conversas. A programação começa na quinta-feira (26/01), na Escola Antonieta Jucá Marques (manhã/tarde). Já no dia 27/01 as escolas municipais Obi Viana Diniz e Francisca de Jesus Cavalcanti receberão as equipes pela manhã e tarde. Para finalizar a programação, no dia 30/01, a Escola Municipal Celso Araújo receberá as ações.

O Ministério da Saúde afirma que a mobilização tem como foco principal as escolas públicas Além das escolas da zona urbana, todas as unidades básicas de saúde e as secretárias municipais estarão recebendo equipes para entrega de panfletos e realização de orientações para a população.

Casos no Ceará

De acordo com a planilha de atualização semanal das doenças compulsórias, referente à semana epidemiológica 03, o Ceará tem seis casos de hanseníase notificados neste ano. Em 2016, foram notificados 1.538 novos casos de hanseníase no Ceará, 87 em menores de 15 anos. Ao todo 697 (45,3%) casos foram registrados nos seis municípios prioritários: Fortaleza, Crato, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral, com taxa de detecção de 17,27 por 100 mil habitantes.

A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. Em 2016, dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apontam que o Brasil registrou 28.761 novos casos.

O que é Hanseníase? Hanseníase tem cura!!!

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução lenta e se manifesta por meio de lesões cutâneas ou neurais. Os principais sintomas são lesão ou área de pele com alteração de sensibilidade, orelhas infiltradas, nariz infiltrado e entupido (sem secreção nasal), mãos e pés "inchados e dormentes", caroços nos cotovelos ou no corpo, sobrancelhas infiltradas e com queda de pelos, dores ou choques em nervos dos braços e pernas.

O diagnóstico da hanseníase é feito na atenção primária e envolve a avaliação clínica do paciente, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora etc. O exame laboratorial identifica se a hanseníase é paucibacilar, com pouco ou nenhum bacilo, ou multibacilar, com muitos bacilos. A hanseníase é uma doença totalmente curável, e não há motivo para preconceito. É importante ficar atento aos sinais e procurar a atenção primária e então, o paciente será encaminhado para o tratamento em uma unidade de referência.

#Agenda Hoje

Cedro sedia encontro do TCEduc sobre nova lei de licitação

As inscrições foram realizadas por meio do Sistema de Gestão Educacional no portal do Tribunal de Contas do Ceará

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)