10-DEZ-2018

Semana Municipal de Combate Aedes aegypti sensibilizou moradores

#Dengue POR MACIEL 10 DE DEZEMBRO DE 2018

Marciel Bezerra

De 03 a 07 de dezembro, várias ações movimentaram a população em torno de um só objetivo: vencer a batalha árdua contra o mosquito inimigo. O encerramento da Semana aconteceu com Gincana Escolar e entrega de tablets para estudantes.

Na abertura da ação (dia 3/12), aconteceu entrevista em emissora de rádio local. Logo a seguir, membros do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, da Brigada e dos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate Endemias (ACE) realizaram mutirão nos bairros Açude Novo e Alto do Padeiro. Durante as visitas, os moradores foram sensibilizados com ações práticas no combate diário ao mosquito transmissor e também, em relação ao uso do aplicativo Aedes em Foco da Universidade Federal do Ceará (UFC), que mantém parceria com a prefeitura de Cedro.

Dr. Nilson Diniz reitera o esforço do seu governo em ampliar as ações de combate por todo o ano. Porém, neste período de chuvas, as ações são intensificadas por meio de visitas. "Estamos vigilantes. A população tem colaborado para a redução dos casos. O que temos de fazer é manter o mesmo ritmo, principalmente neste período de chuva, e não deixar acumulo de água dentro de casa", disse o Prefeito. Conforme levantamento feito pela Prefeitura de Cedro, 92% dos focos foram encontradas dentro das residências.

Terça-feira, dia 04/12
Foram ministradas palestras nas escolas Obi Viana Diniz, Estefânia da Silva e Celso Alves, além de roda de conversa no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). "Ao mostrarmos os passos para evitar a proliferação do mosquito dessas unidades escolares, tivemos a grata surpresa de ver crianças relatando boas práticas. O Programa Saúde na Escola (PSE-Educação), que desenvolve atividades mensais, tem sido determinante na compreensão do assunto", ressalta o Coordenador do Comitê Municipal, Marciel Bezerra. Outras ações foram desenvolvidas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS II), com grupo de mulheres.

A participação das crianças desde cedo é fundamental. Em conjunto com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), elas foram responsáveis por vistoriar ruas e residências do quarteirão onde funciona o equipamento. "Esta parceria é fundamental na orientação sobre os necessários cuidados por parte das futuras gerações", ressalta a coordenadora do SCFV Yeline Oliveira.

Crianças e adolescentes participaram de roda de conversa com o secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, ocasião em que foram repassadas informações sobre o fim do lixão de Cedro, o calendário de coleta de lixo e pequenas ações diárias no combate ao mosquito.

Quinta-feira (06/11)
Grupos de idosos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS I e II) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) participaram de rodas de conversas com membros do Comitê Municipal e Brigada Municipal. Foram dirimidas dúvidas sobre os casos, sintomas e ações já realizadas este ano relativamente ao Aedes aegypti. A Secretaria de Meio Ambiente, realizou limpeza dos canais no perímetro urbano da cidade.

Ao longo dos últimos meses, os estudantes realizaram visitas domiciliares, criaram peças literárias, ouviram testemunho de moradores que já foram acometidos com as doenças (Dengue, Zika e Chikungunya). Também participaram de entrevistas nas emissoras de rádio local. "Neste ano, pudemos constatar que os nossos estudantes são nossos agentes mirins neste combate", destaca o Secretário de Saúde Russel Sirius. O encerramento da Semana de Combate ao Mosquito teve a Gincana Escolar "Todos contra Aedes aeygpti".

Na última sexta-feira (07/12)
A solenidade de entrega da premiação aos que mais se destacaram na luta contra o inimigo comum aconteceu no Ginásio Poliesportivo. Os estudantes das escolas Gabriel Diniz, Celso Alves, Obi Diniz e Estafânia da Silva, na etapa final, apresentaram peça teatral sobre o mosquito Aedes aeygpti; a gincana "torta na cara" teve perguntas sobre as arboviroses. A equipe campeã foi da Escola Celso Alves e os 10 alunos que participaram da competição receberam um tablet.

Ao final, os estudantes conheceram o Laboratório de Vivência de Hematologia da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde - Icó.