NOTÍCIAS

03-DEZ-2018

Projeto Memorial Ivens Dias Branco é apresentado em Cedro

O objetivo da obra, a ser inaugurada em breve, é resgatar a história das famílias que habitaram a Região, democratizando o acesso às informações por meio de tecnologias, com o uso de aplicativos

#Cultura POR MACIEL 03 DE DEZEMBRO DE 2018

Foto: Edson Reis

O objetivo da obra, a ser inaugurada em breve, é resgatar a história das famílias que habitaram a Região, democratizando o acesso às informações por meio de tecnologias, com o uso de aplicativos.




A solenidade de apresentação do Memorial, na sexta-feira (30/11), no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce), contou com as presenças da Sra. Consuelo, viúva de Ivens Dias Branco e família; do vice-presidente de Investimentos e Controladoria e diretor de Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano; do prefeito Dr. Nilson Diniz, da primeira-dama Ana Clécia, do vice Joãozinho de Titico, entre outras autoridades.




Na abertura oficial, o prefeito de Cedro relembrou a vinda do empresário Ivens Dias Branco para inaugurar unidade do Senac em Cedro, em 2015, e que sua história ficará gravada nos corações da gente daqui. "Queremos deixar registrada, além da história do empresário, das famílias que habitaram a nossa região. Estas informações estão sendo compiladas por profissionais da tecnologia, que criarão um software com uma linha do tempo. Temos a certeza de sermos únicos no país com uma ideia destas". Dr. Nilson agradeceu a família do empresário por vir conhecer de perto o Memorial instalado em Cedro, onde a história do grupo M. Dias Branco começou. "Fico feliz de ter juntado os parceiros para contar a história do nosso povo e poder fazer um projeto de alcance geral", finalizou.




Demais autoridades presentes

O ex-deputado federal, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e atual presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar; o poeta Geraldo Amâncio, Bispo Diocesano de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem; a Professora Márcia Negreiros, Diretora do Campus do IFCE de Aracati; o Padre Ademar Alves, vigário local; o vice-prefeito de Várzea Alegre, Fabrício Rolim; a secretária de Cultura Aparecida Evangelista; além de estudantes, outros ilustre da política local e representante da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNCEPE).




O representante do grupo M. Dias Branco contou da satisfação de participar da solenidade que marca a criação do memorial. "É muito mais que um simples museu, a obra irá resgatar toda a história do povo da região, de uma cidade. Um orgulho para todos receber, no centenário de Cedro, este memorial. O prefeito Dr. Nilson Diniz é exemplo de homem público, ele vai dar um presente a sua gente, coroando de êxito os 8 anos de gestão. Devemos reconhecer este mérito".




Para o ex-ministro do TCU, imensa é a alegria de retornar ao município de Cedro para um momento histórico como este. "Hoje, graças ao convite que me foi formulado, eu posso realmente comemorar a homenagem ao conterrâneo Ivens Dias Branco com este Memorial magnífico", ressaltou Ubiratan Aguiar.




Dona Consuelo e familiares conheceram o Museu Ferroviário, que abriga o acervo da Ferrovia de Cedro e guarda a história de Manoel Dias Branco, que habitou Cedro no passado.




O que é o projeto?

O sistema Ivens Dias Branco (SISDIBRA) é um programa a ser instalado no futuro Memorial. Para catalogar os dados do passado, por um banco de dados, com a disponibilização da genealogia de famílias, transcrições e um blog diário com informações atualizadas. As transcrições serão realizadas por um modo dinâmico de leitura e interpretação de documentos antigos. Na genealogia, o passado das famílias que habitaram o Centro-Sul do estado e o Vale do Salgado, entre os anos de 1680 e 2020.




O Memorial será entregue nas comemorações do centenário do município, em 2020. Os moradores poderão descobrir quem foram seus antepassados, saber tudo sobre batizados, matrimônios, óbitos, estatísticas e biografias, incluindo a de Ivens Dias Branco. O projeto está sob coordenação do professor do IFCE Campus Aracati e Coordenador do projeto, George Ney, além do historiador e genealogista, Joatan Viana.




A Prefeitura de Cedro conta com o apoio do Grupo M. Dias Branco; a execução dos trabalhos fica a cargo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Aracati e Cedro), Dioceses (Iguatu e Crato), Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas, Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNCEPE), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Instituto da Família Feitosa e Amigos (IFFA) e Casa da Cultura de Cedro.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

#Agenda Há 2 dia(s)

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para estudantes que farão segunda fase da UECE

Veículo sairá de Cedro às 7h nos dias de provas, domingo e segunda-feira

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada reposição asfáltica em ruas de Cedro

A Prefeitura informou que as ruas não serão interditadas durante a operação

#Agenda Há 4 dia(s)

Cedro sediará encontro para capacitação dos Conselhos de Direito

Evento acontecerá no auditório do Senac, na sexta-feira, 17 de maio

#Agenda Há 5 dia(s)

Programa Saúde na Escola realiza ações durante Semana da Matemática na Escola Gabriel Diniz

A classificação do índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição, em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeito participa de audiência na SEDUC para tratar sobre convênios

Gestor municipal busca a retomada de obras na área da educação no distrito de Várzea da Conceição

#Agenda Há 8 dia(s)

Grupo teatral de Cedro se apresentou em Fortaleza no final de semana

Espetáculo Ubuntu foi encenado no Teatro da Praia

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito