29-NOV-2018

Cedro realizará Semana contra o Aedes aegypti. Município é referência no combate, população está engajada

#Dengue POR MACIEL 29 DE NOVEMBRO DE 2018

Foto: Marciel Bezerra

De 03 a 07 de dezembro, moradores serão mobilizados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, por meio de diversas ações. Participarão escolas da rede municipal de ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS), grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e a Brigada Municipal.

A ação, parte do planejamento anual de combate às Arboviroses da Prefeitura de Cedro (Secretaria de Saúde) com o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, resulta em diversas ações. Governo do Estado do Ceará e Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde do Ceará também estão juntos na empreitada.

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira, 03 de dezembro com entrevista de profissionais da saúde em emissoras locais e mutirão de visitas a bairros críticos. Ainda acontecerão palestras educativas, ações nas escolas, limpeza de canais. O encerramento terá a Gincana Escolar "Todos contra às Arboviroses", no ginásio poliesportivo, a partir das 7 da manhã. Estão engajadas as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e do Trabalho e Assistência Social, além dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Para o Prefeito Dr. Nilson Diniz, os presentes cuidados viam ao preparo do município para a chegada da quadra chuvosa, ressalta que ações de combate já acontecem semanalmente em parceria com à população. "É mais uma forma de continuarmos na luta contra o mosquito Aedes aeygpti, que no período de chuva se prolifera rapidamente. É importante, durante esta semana, que a população intensifique as ações em suas residências".

Desde o início de criação do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, o município tem protagonizado conquistas na redução dos casos das doenças, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Saúde, parte da campanha "Todos Contra o Mosquito". Cedro cumpriu todas as etapas das iniciativas de combate e, por isso, recebeu aporte de mais cem mil reais. "Neste ano, propomos a realização da Semana Municipal de Mobilização para sensibilizar e mobilizar a sociedade no enfrentamento ao vetor, mantendo as diretrizes adotadas pelo Estado", reforça o Coordenador do Comitê, Marciel Bezerra.

Além destas ações, serão intensificadas a parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), para a divulgação do Programa "Aedes em Foco", com o projeto-piloto composto de diversas etapas e que inclui aplicativos, cursos, palestras e pesquisa em campo. "Já somos referência no combate ao mosquito. As parcerias são fundamentais para que possamos cada vez mais avançar na oferta de mais qualidade de vida", destaca o Secretário de Saúde Russel Sirius.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, o município de Cedro registrou, até o mês de outubro, 13 casos de Dengue, Chikungunya e nenhum de Zika.

Abertura em emissoras de rádios | Meio dia

Mutirão em bairro 7 horas