19-JAN-2017

Cedro permanece sem registro de casos de Microcefalia

19 DE JANEIRO DE 2017
O Município de Cedro continua vigilante em relação à saúde de seus munícipes. A boa notícia foi confirmada nesta quarta-feira (18/01) por meio do Boletim Epidemiológico Sobre a Microcefalia no Estado do Ceará, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com a publicação Cedro não possui casos relacionado a síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika entre 2015 a 2017.

Segundo o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, as gestantes do município têm recebido atendimento especial. "Estamos levando acompanhamento na atenção primária e na vigilância epidemiológica com monitoramento exemplar, desta forma as gestantes têm os exames necessários a partir do primeiro atendimento, prevenindo ao máximo o risco de doenças".

A Secretária municipal de Saúde, Sayonara Moura, afirma que o município dará continuidade ao trabalho e reforçará as ações de prevenção e controle vetorial em áreas urbanas e peri-urbanas. "Estaremos juntamente com os nossos profissionais na área da saúde e principalmente com a população cedrense realizando ações de prevenção. Todos unidos".

Um grande exemplo de apoio as gravidas em Cedro é o Projeto "Grá VIDAS" que incentiva, entre outras ações, o aleitamento materno, por meio de parceria com a Secretaria de Saúde e em conjunto com o Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar. Esta ação ampliou o atendimento às gestantes do município fornecendo informações, conhecimento e acompanhamento.

Dados
No estado do Ceará 64,6% dos municípios notificaram casos da doença, o que corresponde a 119 das 184 cidades cearenses. Em 56 destes municípios os casos foram confirmados entre 2015 e 2016, O que equivale a 30,5% do total dos municípios. No ano de 2016, 409 casos foram notificados, destes, 23,5% (96/409) foram confirmados, 49,5% (202/409) descartados e 27,0% (111/409) permanecem em investigação.

Cedro permanece monitorando e prevenindo a chegada dessa doença, na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde está alocado o nosso município, foram confirmados três casos, dois em Lavras da Mangabeira e um em Ipaumirim. A região da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, situada na cidade de Icó, compreende além de Cedro os municípios de Baixio, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari e Várzea Alegre.

Foto: Reprodução/TV Brasil

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)