06-NOV-2018

Moradores de Cedro recebem cursos de capacitação profissional

Por meio de convênio celebrado com o Federação do Comércio do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO-CE), disponibiliza diversos cursos nas comunidades rurais do município.

#AssistênciaSocial POR MACIEL 06 DE NOVEMBRO DE 2018

Fotos: Divulgação

Uma das alternativas para fugir da atual crise financeira é a capacitação profissional. Pensando nisto, a Prefeitura de Cedro (Secretaria do Trabalho e Assistência Social), por meio de convênio celebrado com o Federação do Comércio do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO-CE), disponibiliza diversos cursos nas comunidades rurais do município.

O Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce) concluiu, recentemente, turmas dos Cursos de Eletricista, Doces e Salgados para Festas. O prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, vem priorizando desde o início da gestão, a capacitação com a disponibilização de cursos em todas as localidades. "O foco inicial é a capacitação; com a mão de obra qualificada, podemos atrair investidores".

O Curso de Eletricista capacitou cerca de 20 jovens das comunidades de Cachoeira dos Araújo, Lajedo e Zé Raimundo. Solicitado pelo grupo Movimento Jovem, a qualificação teve a parceria da gestão municipal. Outra demanda já enviada ao prefeito Dr. Nilson Diniz é o Curso de Culinária, idealizado pelo líder comunitário Vicente Neto. "Nossos jovens foram capacitados e isto vai melhorar a renda das famílias. Vamos, em conjunto com outras comunidades, formar turmas", ressalta, o presidenteMovimento Jovem, Davi Cândido.

Na comunidade Timbaúba dos Monteiros, foi concluído o curso de Doces e Salgados para Festa. O Presidente da Associação Comunitária Beneficente Antônio Monteiro da Silva, Sr. Pedro Gonçalves, lembra que as parcerias foram fundamentais para realização deste sonho. "Essa capacitação foi muito importante, as mulheres já ampliaram as vendas. É a gestão municipal contribuindo para a colocação de novos profissionais no mercado." A moradora Geilza Gonçalves agradece a oportunidade e destaca que esse é o primeiro de muitos cursos que virão para à comunidade. "Ficamos todos gratos por concluirmos esta etapa", destaca.

Em breve a turma do Curso de Edição de Vídeo (Adobe Premiere) também será finalizada. O instrutor Moab Matias lembra a importância da participação da juventude nesse processo, e fala sobre o fim do curso. "Teremos um material da primeira turma com imagens produzidas pelos alunos".

Novas turmas

Nos próximos dias, serão abertas as inscrições dos cursos de Artesanato em Biscuit, Montagem e Manutenção em Tablets e Processamento de Frutas. De acordo com a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, o planejamento de novas turmas é realizado de acordo com as demandas apresentadas. "É importante colocar os recursos financeiros do município na criação de oportunidades para as pessoas que buscam uma melhoria na renda familiar; a alternativa tem dado resultados".

V FEAGRI
Mensalmente, produtores e empreendedores ligados à Agricultura Familiar contam com apoio do governo municipal para exposição e venda de produtos na Praça Nilo Viana Diniz (Praça da Matriz). Na Feira de Empreendedorismo e Agricultura Familiar - FEAGRI de Cedro, o público pode adquirir artigos do artesanato, comidas típicas e produtos naturais do próprio município, como frutas, verduras, aves e ovos.

A intervenção faz parte do plano de ações voltadas à geração de emprego e renda da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura.A próxima edição da Feira acontece na sexta-feira, 09 de novembro, na praça Nilo Viana Diniz.

O SENAC de Cedro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) inaugurou a Unidade Cedro em 5 Dezembro de 2015, disponibilizando para a população cedrense Cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Moda e Beleza. A sede conta com 1.000m² de área construída, compreendendo 13 ambientes, sete voltados à Aprendizagem e seis ao Administrativo. Conta ainda com um auditório com capacidade para 150 lugares e estacionamento.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte