31-AGO-2018

Estudantes do curso de mecânica industrial do IFCE Campus Cedro visita antigo lixão

#MeioAmbiente POR PRISCILA FERREIRA 31 DE AGOSTO DE 2018

Foto: Marciel Bezerra

Na manhã desta quinta-feira (30/8), os estudantes do 6º semestre do curso de Mecânica Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Cedro (IFCE-CE) tiveram a oportunidade de conhecer o antigo lixão. A visita foi guiada pelo secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa, pelo professor da disciplina de Biologia, Luiz Neldecílio, além dos vereadores Gilberto Barbosa, Juceza Teixeira, Ana Nilma e do presidente do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, jornalista Marciel Bezerra.

As visitas ocorrem desde a semana passada e têm como objetivo apresentar aos estudantes da rede pública de ensino municipal, estadual e federal todo o processo de desativação. Na avaliação do Prefeito Dr. Nilson Diniz, é importante trazer a comunidade ao local no sentido de conhecer este importante avanço, avanço que, por sinal, ocorre nas diversas áreas. "Foi um desafio que conseguimos vencer. Por meio desta medida, o futuro mais saudável de nossas crianças e adolescentes está garantido. É a oportunidade de constatar o quanto demos um passo adiante", reforça.

Todo os resíduos sólidos da coleta de lixo do município com transbordo estão sendo encaminhados para o aterro sanitário em Senador Pompeu, serviço a cargo da empresa DFL. A Prefeitura prepara a solenidade oficial de desativação para o dia 1º de setembro, a partir das 7 da manhã.

Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente enfatizou que toda as medidas necessárias foram tomadas para a desativação do lixão, desde execução de projetos e campanhas educativas, até a situação financeira do município. Por mês, são destinados 25 mil reais para empresa responsável pelo transbordo do lixo, equivalente à um real por habitante. "É uma ação que em breve trará a Cedro visitantes de outros municípios. Estamos dando um passo importante na melhoria da qualidade de vida da nossa gente", salienta.

Os estudantes puderam tirar dúvidas junto às autoridades, concluindo com um relatório ao final da disciplina. O professor Luiz Neldecílio destaca a importância de levar os estudantes até o antigo lixão. "O encontro foi para despertar o senso de consciência ambiental e a responsabilidade do cuidado nessa casa comum que é o planeta terra. Uma cidade, quando é limpa, traduz a educação do seu povo. Tudo isso se torna benefício para a comunidade, traduzido por mais saúde, bem-estar e qualidade de vida", explica.