28-AGO-2018

Prefeitura do Cedro comemora a Semana da Pessoa com Deficiência

#Educação POR PRISCILA FERREIRA 28 DE AGOSTO DE 2018

Fotos: Marcos Rodrigues

Desde a última terça-feira (21/8), a Secretaria de Educação realiza ações envolvendo pessoas com deficiência. Familiares, secretários municipais, sócios da APAE-Cedro e população em geral participam das atividades, que contam com a presença de estudantes da rede pública de ensino.

O evento cultural "Deficiência sem limites", dedicado à Semana da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, faz parte da programação comemorativa, que acontece anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto. O objetivo é promover debates e levar a sociedade à reflexão sobre igualdade e inclusão.

A solenidade de abertura da Semana, na última quinta-feira (23/8), no auditório do IFCE Campus Cedro, teve apresentação de coral, recitação de poesias por estudantes, lançamento de livros de alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da sala do multifuncional, além de danças, depoimentos e vídeos motivacionais.

As políticas de inclusão, em Cedro, vêm conquistando vitórias significativas na luta pelo respeito e pela garantia de direitos a todas as pessoas com deficiência. Em discurso, o prefeito Dr. Nilson Diniz enfatizou: as pessoas podem e devem contribuir com ações que ajudem a construir uma sociedade melhor e com menos preconceito. "A luta é dos cidadãos, abraçando os irmãos e irmãs para que tenhamos uma sociedade com mais respeito no futuro. É um dever de todos".

Em 2018, a Semana traz o tema "Família e pessoa com deficiência - protagonistas na implementação das políticas públicas", ressaltando a importância da participação da família em todos os processos de vida dos filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos, a exemplo da gestão das Apaes (Associações de Pais e Amigos do Excepcionais).

Três livros foram lançados por alunos especiais: Pedro Jhonatan (Vida de super-herói), Pyetro Teixeira (O motorista e o passarinho) e Francisco Breno (Perdidos na Selva). Emocionados, ao lado de seus pais, eles relatam suas histórias com a mediação da professora Francisca Elisvânia.

O exemplo da Escola Celso Alves de Araújo

A unidade atende cerca de 30 alunos portadores de deficiência e tem uma sala multifuncional com dois professores especializados. A cada ano, novas descobertas pelos alunos especiais. Os professores são sempre surpreendidos pelos resultados, ficando sempre a expectativa de como será o ano seguinte.

Para participar da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que funciona na Escola Celso Alves de Araújo, é necessário estar matriculado numa escola de rede municipal de ensino. A diretora Aclésia Ferreira ressalta a felicidade das famílias ante o potencial das ações inovadoras da gestão municipal.

A presença da família na Semana da Pessoa com Deficiência foi importante para o bom êxito do evento. A secretária de Educação Esmeraldina Bezerra destaca a alegria de familiares e alunos no lançamento dos livros, as poesias escritas. "É um momento muito emocionante".

Saiba mais!

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a ser comemorada nos dias 21 a 28 de agosto. A Federação Nacional das Apaes convoca todas as entidades filiadas a realizarem ações de incentivo em seus municípios e estados, chamando a sociedade a participar da grande mobilização.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Cedro) conta com o apoio da Prefeitura para a realização de atividades e de sua continuidade, com o suporte necessário à manutenção da entidade. A representante da Associação, Raimunda Souza, afirma que a inclusão está acontecendo na cidade, e que anualmente deve ser comemorado esse progresso, marcante para a evolução da região.