21-AGO-2018

Estudantes visitam antigo lixão de Cedro. Prefeitura prepara solenidade de desativação

#MeioAmbiente POR PRISCILA FERREIRA 21 DE AGOSTO DE 2018

Fotos: Marcos Rodrigues

Os lixões são um problema das administrações públicas, entre outras, por gerarem doenças. Em Cedro, estudantes das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal estão visitando o antigo lixão, a cerca de 3km do município, com o objetivo de apresentar as mudanças que estão promovidas no setor. Haverá apresentação do novo processo de coleta de lixo do município com transbordo para o aterro sanitário em Senador Pompeu, serviço a cargo da empresa DFL. A ação conta com a parceria da Secretaria municipal de Educação e infraestrutura.

A iniciativa da visita é apresentar aos estudantes um panorama das atividades e projetos da Prefeitura voltados ao meio ambiente. "Os estudantes são agentes multiplicadores na tarefa de conservar o meio ambiente", comemora o prefeito Dr. Nilson Diniz.

A solenidade de desativação oficial do Lixão de Cedro está marcada para 1º de setembro, às 6h da manhã.

O secretário de Meio Ambiente, Eleson Barbosa, reforça: além das visitas, estão sendo preparadas campanhas educativas para que a população se conscientize cada vez mais do novo momento. "Precisamos do empenho e da participação popular para que ações educativas implantadas resultem em efetiva melhoria da qualidade de vida de todos", reforça o Secretário.

Cedro tem nota máxima
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) informou recentemente as notas referentes ao Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). Na lista, Cedro figura com nota máxima: 1,0. É a maior já registrada em sua história. O Índice é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. Aos municípios que atendem os critérios do IQM dispostos no decreto do Governo do Estado são destinados 2% do ICMS.

Em maio deste ano, prefeitos e representantes dos municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira reuniram-se para formar o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-sul.

Importante!
A Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu um marco regulatório para a gestão desses resíduos no País.

Calendário de visitas
Terça-feira (21 de Agosto)
Escola Celso Alves de Araújo, 8 horas
Escola Tereza Dutra de Melo, 14 horas