30-JUN-2018

Cedro receberá mais de R$ 100 mil pelo combate ao Aedes aegypti

Recursos são oriundos do Fundo Estadual de Saúde e fazem parte da campanha “Todos Contra o Mosquito”

#Dengue 30 DE JUNHO DE 2018
O município de Cedro será contemplado com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FUNDES) a serem transferidos para o Fundo Municipal de Saúde (FMS). Ao todo, serão depositados R$ 105.263,15 (cento e cinco mil, duzentos e sessenta e três reais e quinze centavos) para investimento em ações de vigilância e controle das Arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Cedro é um dos beneficiados pelo Governo do Estado que destinou R$ 10 milhões para investimentos em ações de combate ao Aedes aegypti. Para obter o recurso, o município cumpriu, até dezembro do ano passado, critérios estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo Governador Camilo Santana, pelo Secretário de Saúde Henrique Javi e pelo Prefeito Dr. Nilson Diniz.

O Gestor municipal lembra que a atuação dos profissionais foi fundamental para a conquista desse incentivo. "Estamos focados no combate às arboviroses, nossos profissionais e toda a população estão de parabéns pelas ações executadas". Ainda em junho de 2017, Camilo Santana falou sobre as ações da campanha Todos Contra o Mosquito. "Nós queremos levar adiante esse desafio, que diz respeito a vidas de pessoas, é uma questão de saúde pública".

Ações em Cedro
A criação do Comitê Municipal Intersetorial, as melhorias nos indicadores de qualidade de vigilância das arboviroses, com a cobertura mínima de 80% dos imóveis do município e a classificação dos índices de infestação predial foram algumas das ações bem-sucedidas levadas adiante pela Prefeitura. O Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa/LIA) e o lançamento do plano municipal de ações para 2018 também merecem destaque.

Também serviram para fortalecer a atuação do município um conjunto de eficientes medidas, como as visitas educativas dos profissionais de endemias, duas vezes na semana, orientadas de forma online pela ouvidoria; as ações na Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti; as palestras; as rodas de conversas e aulas educativas nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Programa Saúde na Escola (PSE - Educação e Saúde).

Parcerias
As parcerias com as secretarias municipais, Ministério Público Estadual (MPCE), emissoras de rádio, igrejas e associações ampliaram as medidas de combate. "A participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Combate à Endemias (ACE) e da população foram determinantes ao êxito das ações. A gestão municipal continua atuando firmemente", ressalta o Coordenador do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, Marciel Bezerra.

Também foram levadas à população, por meio de parcerias, as instruções que transformaram Cedro em referência no combate às arbovirores. Exemplo: palestras durante missas e cultos; participação de gestores e coordenadores em eventos de âmbito estadual; ações da Brigada Municipal, com visitas domiciliares uma vez na semana; criação de boletim informativo; link no site da prefeitura; carro itinerante nos bairros, com a voz do promotor local destacando ações e medidas junto à população; blitzes educativas; dicas de prevenção no carnê do IPTU; hora do recreio com atividades educativas, além de ações durante a ExpoCedro 2017, Outubro Rosa, Novembro Azul e inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Todas as ações foram documentadas em atas e enviadas à Secretaria de Saúde do Estado, e ainda divulgadas nas redes sociais por meio de blog e site da prefeitura de Cedro.

Resultados
No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), o município registra dois casos de dengue, um de chikungunya e nenhum caso de zika. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, com as ações de combate ampliadas, o resultado da 2º LIRAa deste ano (0,3) registra a menor baixa da 17ª CRES. "É um trabalho em conjunto com a população, e essa é a nossa maior parceria. São ações como estas que levam ao bom êxito a luta contra o mosquito em nosso um município", ressalta o secretário Russel Sírios.