28-JUN-2018

Estudantes cedrenses participam da final do Projeto Soletrando

#Educação 28 DE JUNHO DE 2018
Solenidade começa às 8h desta sexta-feira, 29/6, no Centro Social Urbano (CSU), fará premiação de eletrônicos e entrega de medalhas a estudantes e professores.

Foto: Arquivo PMC

E Cedro será palco da fase final do Soletrando Municipal. Nesta última edição, os estudantes puderam realizar leitura das obras do escritor cearense José de Alencar e do cedrense Zé Amorim, da comunidade de Vaca Morta, no distrito de Santo Antônio. Os alunos garantem que estão preparados, com as palavras na ponta da língua. Como incentivo, os finalistas receberão um prêmio de participação, além de medalhas para marcar o momento. O evento é realizado pela Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação.

O principal objetivo do projeto é sanar dificuldades ortográficas, ampliar vocabulários, despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta, compreender o significado das palavras, criar facilidades na grafia correta, conhecer o novo acordo ortográfico e desenvolver o espírito competitivo. Uma iniciativa que, segundo o prefeito Dr. Nilson Diniz, contribui com o processo de crescimento escolar. "É desta forma que alcançamos resultados positivos. É por meio de medidas como essa que transformamos o futuro de centenas de crianças e adolescentes. Esse empenho sem dúvidas que é um incentivo em conjunto com a escola, professores e pais", afirma.

Premiação
No encontro de sexta-feira, serão entregues medalhas para os alunos nota 10 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. Os finalistas do 3º ao 5º (Fundamental I) vão receber tabletes e o primeiro lugar, um notebook; os estudantes do 6º ao 9º ano também vão receber tabletes e o primeiro lugar, um notebook.

A secretária de Educação de Cedro, Esmeraldina Bezerra, afirma que o projeto é aguardado com muita ansiedade e expectativas pelos alunos, direção escolar e pais. "Estamos preparando uma grande festa. Estamos no caminho certo. Com a realização deste projeto, já alçamos resultados que nos projetam para um futuro melhor de nossas crianças e adolescentes", ressalta.

A novidade neste ano para os estudantes do ensino fundamental II é a viagem a Fortaleza, onde irão conhecer pontos turísticos como o Theatro e a Casa do escritor José de Alencar em Messejana; a Seara da Ciência; a Avenida Beira Mar; a Praia de Iracema; a Academia Cearense de Letras e outros locais de interesse cultural. Já as crianças do Ensino Fundamental I irão à cidade de Santana do Cariri, onde conhecerão o Museu de Paleontologia e outros pontos turísticos de Juazeiro do Norte.