07-NOV-2017

Dois startups do polo Cedro são aprovados para o Projeto Corredores Digitais

#Educação 07 DE NOVEMBRO DE 2017
O programa Corredores Digitais transforma ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis. No estado do Ceará foram 223 propostas inscritas na primeira fase e selecionados 100 projetos com maior potencial inovador, oriundos de 22 polos.

No Polo Cedro foram dois projetos: o Datasymcer - Sistema de Aquisição de Dados para Monitoramento do Consumo elétrico de Equipamentos Telefônicos, (de alunos do município); e o SAIGES - Sistema Autonômico de Irrigação e Geração de Energia para o Uso Eficiente da Água, que tem como participantes jovens do município de Lavras da Mangabeira.

Segundo o prefeito, Dr. Nilson Diniz, as ideias inovadoras dos jovens são importantes não apenas para os seus municípios de origem, mas para o futuro do país. "É com base nas ideias desta juventude que o país cresce, fortalecendo a economia do estado e do município".

O programa é desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) e conta com a parceria da Prefeitura de Cedro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Cedro) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro passado as equipes do Polo Cedro participaram da Feira de Conhecimentos em Fortaleza. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Ceará. Durante a Bootcamp, aconteceram workshops imersivos em Desenvolvimento de Competências Empreendedoras e Modelo de Negócio. O jovem José Eduardo explica a participação no evento e a aprovação do projeto SAIGES foi uma experiência marcante em sua vida. "Nossas ideias inovadoras e poderão ser no futuro algo concreto, que trará economia e ganhos no uso eficiente da água", ressalta.

O programa Corredores Digitais é dividido em Fase 1 - Modelo de Negócio, Fase 2 - Produto/Marketing e fase 3 - Prontidão para Investimento. Atualmente as equipes estão concentradas na Fase 1, que visa a destacar os principais objetivos de descobrir o melhor modelo de negócio para a proposta de valor e testá-lo no mercado. Nessa etapa é que foram selecionados os 100 projetos, incluindo o Polo Cedro (Lavras da Mangabeira e Cedro).

De acordo com o articulador Francedilson Lima, ao final da Fase 3 os times participantes selecionados apresentarão o pitch (breve apresentação sobre o projeto) no Demoday (dia de demonstração). No Demoday, serão concedidos prêmios aos times que concluírem integralmente as fases do programa e alcançarem os melhores resultados. "Ao final teremos a participação de todos os envolvidos e suas propostas. O apoio do governo municipal tem sido de fundamental importância para concretização destas ações", ressalta o articulador.