02-MAR-2024

Prefeitura de Cedro promove ações de combate à dengue no distrito de Várzea da Conceição

Ações fazem parte do planejamento diário das equipes nas zonas urbana e rural de Cedro

#Agenda 02 DE MARÇO DE 2024

No último sábado (2/3), profissionais de saúde mobilizaram os moradores de Várzea da Conceição para a importância da prevenção da dengue e da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Foi o Dia D de Mobilização Contra a Dengue. Sobre o assunto, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Gracinha Teixeira e Neuma, explicam como aconteceram as ações preventivas no distrito assistido por elas.

"Eu e a Neuma, junto a Agentes de Endemias e a coordenação de Cedro estamos aqui fazendo um trabalho de combate ao mosquito da dengue. Trata-se de uma ação educativa que fazemos no dia a dia, procurando orientar as famílias para o controle do mosquito transmissor. Orientamos sobre como manter os quintais sempre limpos, reservatórios sempre bem cuidados para prevenir contra a proliferação do Aedes aegypti", explicou Gracinha Teixeira. Neuma  destacou que a ação educativa tem por objetivo o combate ao mosquito transmissor da dengue junto à comunidade. "Como sabemos já foram identificados focos, por isso o nosso esforço. Nas visitas diárias orientamos as famílias sobre como proceder diante da situação que estamos vivendo".

O Agente de Combate às Endemias (ACE) Késsio Paulo explica o motivo de o dia D ser realizado no distrito de Várzea da Conceição: na última visita dos Agentes, foram encontrados muitos locais que poderiam ser criadouros do mosquito.

Ele destaca dicas importantíssimas para que a população possam também colaborar neste combate. "

Quem ficou feliz com a iniciativa foi a professora aposentada Maria Camilo, moradora do lugar, que destaca os cuidados da gestão municipal na intensificação da guerra contra o mosquito Aedes aegypti. "É de suma importância o trabalho desses profissionais diante de tudo que se vê no Ceará e no Brasil, a questão do perigo que representa as águas paradas. Gratidão pelo trabalho feito aqui em Várzea, de intensificação. Parabéns, Cedro, por entender que a saúde está em primeiro lugar; obrigado pelo interesse em ver as coisas funcionando. Prevenção é tudo".

Neste mês de março, serão mobilizadas as escolas das redes municipal, estadual e federal, além das secretarias municipais, órgãos diversos e sociedade civil.

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses