01-MAR-2024

Prefeitura convoca moradores para "Dia D" de combate à Dengue

Mobilização acontece em todo o país para conscientizar e prevenir a transmissão de doenças pelo Aedes aegypti

#Agenda 01 DE MARÇO DE 2024

O combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é um dever de todo brasileiro, por isso, a prefeitura de Cedro aderiu a ação do Governo Federal que promove neste sábado (02/03) o Dia D – Brasil unido contra a dengue, com atividades em todo o país. A estratégia reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença.

Em Cedro, a mobilização principal acontece no distrito de Várzea da Conceição, mas toda a população da sede urbana e rural pode aderir. Entre as ações acontecerá o recolhimento de objetos, recipientes e materiais que acumulem água que devem ser colocados nas calçadas em frente às residências. Esta ação não coletará entulhos, restos de obras e demolições, lixos domésticos e galhos de árvores.

"O Dia ‘D’ de combate às arboviroses acontecerá neste sábado com mutirão de conscientização e educação sanitária no distrito de Várzea da Conceição. A ação contará com todos os agentes de combate às endemias e agentes de saúde visitando as casas nos quarteirões com maior índice de focos positivos. Se você está ou conhece alguém que esteja com algum sintoma é importante procurar a UBS para realização de exames, que podem gerar notificação para que a área seja verificada, evitando a proliferação do mosquito", informou a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Cedro, Karol Medrade.

O combate é nacional

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou em cadeia nacional sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. "Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa. Vamos tampar as caixas d'água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas. Nessa missão conte com trabalho fundamental dos agentes de combate às endemias. Esses profissionais do SUS levam de porta em porta orientações para a prevenção. Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito em sua casa e na sua vizinhança. Se você tiver algum sintoma como febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dores musculares intensas e atrás dos olhos, procure o serviço de saúde. Comece você mesmo a se proteger, bebendo bastante líquidos. Convoco todas e todos para uma mobilização nacional dos governos e de toda a sociedade para que juntos enfrentemos os atuais furtos e em breve possamos fazer com que a dengue seja uma doença do passado".

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses