19-JAN-2024

Covid-19: há 3 anos, a esperança chegava a Cedro

Primeira cedrense a receber imunização relembra momento histórico na vida do povo de Cedro

#Agenda 19 DE JANEIRO DE 2024

Em 19 de janeiro de 2021, a Técnica de Enfermagem Juliana Lopes recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Cedro. O momento histórico foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura e acompanhado por toda a população. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Joãozinho de Titico e a secretária de Saúde Norma Marques.

"Muita emoção ao lembrar esse momento, sou grata pela vacina, comemoramos as novas estratégias de vacina e devemos continuar cuidando e imunizando as crianças. Por isso, a importância da estratégia de incorporar essa vacina no calendário de vacinação. Apesar de todos os riscos, eu sabia que tinha que estar lá, cuidando das pessoas. A vocação de cuidar do outro falou mais alto", disse Juliana Lopes.

A técnica de enfermagem lembra o sentimento no dia da vacina. "Eu me emocionei muito como profissional, porque via familiares e pessoas do município falecendo e não tínhamos muita esperança. Queria salvar vidas, confortar as famílias. Quando recebi a dose fiquei mais forte para lutar contra a Covid e não paramos mais, até vacinar todo mundo. Precisamos manter a vacinação em dia".

Juliana recorda que, com o retorno das aulas, as vacinas também estarão disponíveis para as crianças.  "Orientamos as mães que temos a vacina disponível em todos os postos de saúde. É preciso atualizar a caderneta da vacina contra a Covid-19 e das demais vacinas, pois elas trazem mais segurança para nossas crianças. É com muita alegria que recebemos o SUS com essa ajuda, cuidando da população, levando vacina para todos".

Histórico da vacinação

Em 17 de janeiro de 2021, a primeira pessoa no Brasil a ser vacinada contra a Covid-19 foi a enfermeira Mônica Calazans, de 57 anos. Ela recebeu o imunizante Coronavac no Hospital das Clínicas de São Paulo. No dia seguinte, 18 de janeiro, a Técnica de Enfermagem Maria Silvana Souza dos Reis, de 51 anos, foi a primeira cearense a ser vacinada contra a Covid-19; ela recebeu o imunizante Coronavac no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. A vacinação foi essencial para conter a pandemia e salvar vidas. Hoje, Cedro vive um momento de relativa normalidade, mas a população não esquece o momento histórico em que a esperança chegou à cidade.

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)