03-JAN-2024

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

População também precisa fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 03 DE JANEIRO DE 2024

Foto: Marciel Bezerr

A chuva que banha a terra é benção divina, mas também traz o sinal de alerta para o combate constante ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, a prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de prevenção e controle do mosquito.

O trabalho diário das equipes também conta com o apoio das secretarias de infraestrutura e meio ambiente e recursos hídricos. As equipes já estão em campo e a população pode colaborar na luta diária de prevenção e ao iniciar as aulas, os estudantes também participam de atividades em sala de aula.

"Terminamos o ano com o início de um período de chuva e isso aumenta as preocupações com o mosquito. Quando chove e fica um tempo com estiagem, os ovos que estavam nos recipientes eclodem", informou o Agente de Combate Endemias (ACE), Késio Paulo.

Késio reforça que a gestão já está atuando fortemente nas comunidades. "Os agentes de endemias nos bairros estão atuando e o cidadão que precisa trocar a tela da caixa d’água ou fez algum trabalho nela deve procurar o agente ou a secretaria para disponibilizarmos a tela e o larvicida. Reunimos com a secretária Norma e o prefeito Joãozinho de Titico para tratar dessa preparação. Ano passado, graças a Deus, conseguimos alcançar todas as metas para dengue, calazar, vacina e doença de Chagas com quase 100 visitas das equipes de endemias".

O agente deixa dicas importantes para a população fazer sua parte. "Lavem os recipientes que acumulam água, tambores, caixas d’água, potes pelo menos uma vez por semana. Olhem os seus quintais para ver se algum está pegando água e, após lavar guarde em local seco e se não servir mais façam o descarte na coleta de lixo. Precisamos começar agora para quando o período chuvoso for mais forte a situação estará sob controle".

#Agenda Hoje

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)