28-DEZ-2023

Prefeitura reforça orientações para matrículas do ano letivo 2024

Secretária de Educação também ofereceu dicas de leituras para o período de descanso dos alunos

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 28 DE DEZEMBRO DE 2023

Garantir um lugar na sala de aula e sempre mais aprender e descobrir é fundamental para que Cedro seja um local mais avançado, acolhedor e provedor de oportunidades para a nossa gente. Nesse sentido, a Prefeitura já iniciou o processo de matrículas para o ano de 2024 dos alunos da pré-escola, ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas terão início no dia 25 de janeiro.

As matrículas acontecem de forma presencial em cada unidade de ensino. Desde o início de dezembro, o processo foi iniciado com matrículas para novatos, rematrículas e transferências; o objetivo é assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas unidades de ensino. Mesmo com o calendário divulgado, alunos podem ser matriculados na Rede Municipal em qualquer período do ano.

"As matrículas iniciaram no dia 6 com os alunos que possuem necessidades especiais. Enfatizamos a importância do comparecimento das famílias no período correto para que seja efetuada a matrícula de seus filhos. Muita atenção também na documentação necessária para a matricula", alertou a secretária de Educação, Regina Cavalcante".

Ela reforça a importância da leitura neste período. "Nas férias as crianças e adolescentes querem mais tempo fazendo atividades que não costumam fazer durante as aulas, mas a leitura precisa ser mantida. Algumas crianças gostam e já leem por prazer, mas outras ainda podem ver os livros ou outros suportes de leitura como uma obrigação, uma atividade escolar. O exemplo dos pais é importante, como também encontrar gêneros que chamem a atenção, como ilustrações digitais, e-books, filmes, dentre outros".

Regina também repassou outras dicas interessantes. "Seja paciente com a leitura das férias, porque a leitura precisa ser um hábito construído e reforçado, o que leva tempo e dedicação. O ideal é criar momentos de lazer em conjunto para que as famílias aproveitem da melhor maneira, sejam livros ou outros suportes, assim como 'games' ou brincadeiras de rua. A nova geração, em geral, sente-se confortável em ler em tablets ou celulares, então, apostar em suportes digitais é uma boa alternativa para incentivar a atividade".

"Algumas famílias querem leituras de livros clássicos. Alice no País das Maravilhas é um exemplo. Apesar de ela ser uma personagem rica, há outras que podem ser muito exploradas como O gato de botas, por exemplo", exemplifica a secretária Regina Cavalcante.

Confira os documentos para a matrícula

Para a educação infantil

- Comprovante de residência atualizado;

- Certidão de nascimento (original);

- CPF e RG do aluno (se possuir);

- CPF e RG da mãe ou do responsável;

- Carteira de vacinação atualizada;

- Cartão Nacional de Saúde;

- Cópia do cartão do NIS;

- Declaração de guarda emitida pelo Juizado de Infância e Juventude para as crianças que convivem com responsáveis.

Para o ensino fundamental tempo integral

- Certidão de nascimento original;

- CPF e RG do aluno (se possuir)

-  CPF e RG da mãe ou do responsável legal;

- Foto 3x4;

- Cartão de vacinação ou caderneta de saúde do adolescente;

- Cópia do comprovante de residência atualizado;

- Cópia do cartão do NIS

- Cartão nacional de saúde;

- Apresentação de declaração de guarda emitido pelo Juizado da Infância e Juventude para as crianças que convivem com responsáveis

Educação de jovens e adultos e idosos

- Certidão de nascimento original;

- CPF e RG do aluno;

- Foto 3x4;

- Caderneta de saúde do adolescente;

- Cópia do comprovante de residência atualizado;

- Atestado de escolaridade.

Alunos transferidos: além dos documentos informados acima também é necessário:

- Declaração de transferência;

- Histórico escolar (que deverá ser entregue em até 30 dias).

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses