NOTÍCIAS

29-DEZ-2023

Retrospectiva2023 - Balanço positivo da secretaria de educação

Resultados são atestados no reconhecimento de órgãos governamentais, nas premiações e, principalmente, no avanço da aprendizagem, observado no dia a dia

#RETROSPECTIVA2023 POR MACIEL BEZERRA 29 DE DEZEMBRO DE 2023

O ano de 2023 foi marcado por importantes avanços na educação do município. A gestão do prefeito Joãozinho de Titico, por meio da Secretaria de Educação, investiu em diversas ações para melhorar a qualidade do ensino e garantir o acesso à educação de qualidade para todos, fortalecendo competências e gestando ações qualitativas que melhoram a vida dos estudantes locais. 

 

O fortalecimento dessas competências e as reflexões sobre currículo, inclusão, equidade, aprendizagem e avaliação, foram o cerne da Semana Pedagógica 2023 de Cedro, realizada de 24 a 26 de janeiro. Durante o evento, foram promovidas palestras, oficinas e formação de conhecimentos para os profissionais da rede municipal; no encerramento foi fornecido um kit tecnológico para as escolas municipais, incluindo notebook, roteador, impressora, webcam e tripé, equipamentos que contribuíram para a melhoria do ensino e da aprendizagem, permitindo que professores utilizassem recursos tecnológicos em sala de aula. 

 

A Prefeitura realizou avaliações diagnósticas para aferir o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal. As avaliações foram aplicadas no 2º, 5º e 9º ano e ajudaram a identificar as áreas que precisam de mais atenção. O governo também realizou encontros com gestores da rede municipal de educação sobre as metas do SPAECE 2023. A iniciativa buscou planejar ações e atividades para aplicação das provas do Sistema de Avaliação, construindo metas para as escolas. Os alunos de Cedro foram preparados para avaliações, com aulas de reforço em diversas disciplinas.  

 

Os estudantes da rede municipal também se destacaram em diversas olimpíadas e concursos, como a OBA, OBMEP Mirim, Canguru, Olimpíada Nacional de Ciências e no prêmio Peteca, alcançando resultados significativos. Em reconhecimento aos talentos dos estudantes, a Prefeitura premiou os participantes das Olimpíadas Escolares com quase 300 medalhas. São os esforços da Prefeitura de Cedro para melhorar a educação do município surtindo efeito.  

 

O município foi premiado pelo Governo do Estado no Programa Escola Nota 10, e a Escola Francisca de Jesus Cavalcanti se classificou entre as 40 melhores do Ceará, dos 556 estabelecimentos avaliados. 

 

A parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE culminou na feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, valorizando a juventude e seus potenciais. Além disso, representantes de Cedro se uniram a programas federais, destacando a importância da educação municipal. A promoção de ações educativas, culturais e de bem-estar, como a celebração do Dia Mundial da Água e ações do programa "Residência Pedagógica", demonstram o esforço contínuo da Prefeitura para enriquecer o ambiente educacional. 

 

O compromisso com os profissionais da educação também é uma prioridade. O prefeito Joãozinho de Titico anunciou um reajuste salarial significativo para o magistério e enfatizou o compromisso de manter os salários em dia. Além disso, foi homologada a relação nominal dos beneficiários do precatório do Fundef; a gestão municipal tem se empenhado para a liberação destes recursos, merecidos recursos dos profissionais do magistério. 

 

Além das ações voltadas para o ensino e a aprendizagem, a Prefeitura de Cedro também realizou diversas ações complementares para garantir o acesso a uma educação de qualidade para todos. A Prefeitura ampliou o transporte escolar universitário para estudantes de Icó e Iguatu, e também ofereceu transporte gratuito para alunos que fizeram as provas da UECE, URCA, ENEM e Enceja. A gestão realizou ainda a reforma das escolas Gabriel Diniz e Antonieta Jucá Marques, além de haver construído uma quadra poliesportiva na comunidade do Mosquito. 

 

Com tantas ações assim, fica claro que o prefeito Joãozinho de Titico e a equipe da Educação se dedicam incansavelmente no sentido de garantir educação de qualidade, valorizando os profissionais, os estudantes e a comunidade em geral. Os avanços na educação em Cedro são fruto do compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população. A Prefeitura continuará investindo em setor tão determinante para garantir o acesso de todos a uma educação de qualidade. 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 4 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 4 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 9 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 11 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito