21-DEZ-2023

Prefeitura entrega premiação aos vencedores do Soletrando Municipal

Geovana Bezerra Ferreira e Nicolas da Silva Gonçalves foram, respectivamente, campeã e vice

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 21 DE DEZEMBRO DE 2023

Foto: Divulgação

Valorizar os estudantes e os profissionais da educação é fundamental para uma cidade melhor. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove diversos eventos e atividades. Entre eles, a 7ª edição do Soletrando Municipal. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã da quinta-feira (21/12) no auditório do IFCE Campus Cedro e contou com a entrega de 20 tablets e 3 notebooks para estudantes, professores e escolas.

O objetivo geral do projeto é promover uma competição saudável, dinâmica, com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, do aprendizado de língua portuguesa e na proposta de formação estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que preza pela formação integral do educando para que ela atue com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões baseadas em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

"Ficamos muito felizes porque os objetivos foram alcançados e o nível dos competidores foi muito alto. A proficiência mostra que o nível foi excelente. Gostaria de parabenizar as escolas participantes, alunos finalistas, professores da rede municipal, núcleo gestor das escolas e as técnicas da Secretaria de Educação, que organizaram o concurso. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico pelo apoio e investimento na educação", comentou a secretária de Educação, Regina Cavalcante.

Com a palavra, os vencedores

A campeã foi a aluna Geovana Bezerra Ferreira, do 6º ano, da escola Francisco de Jesus Cavalcante. O vice-campeão foi o aluno Nicolas da Silva Gonçalves, do 9º ano B da escola Gabriel Diniz.

"Estou muito feliz por ser campeã da 7ª edição do projeto Soletrando, quero agradecer a toda gestão da escola, primeiramente, à minha professora Ana Paula e à minha diretora Cilene, que sempre me ajudaram ao longo desse processo". Geovana Bezerra Ferreira, 6º C, escola Francisca Jesus Cavalcante.

"Agradeço a todos que participaram e torceram por mim, a toda galera do Gabriel Diniz. Sou muito grato a todos e parabéns à pequena grande campeã do Soletrando. Foi uma conquista merecida, e ela tem grande potencial. Parabéns a todos que chegaram na final, foi muito estudo e muito empenho. Agradeço ao núcleo gestor, à Secretaria de Educação, à secretária Regina Cavalcante, à vice-prefeita Ana Nilma e ao prefeito Joãozinho de Titico". Nicolas da Silva Gonçalves, 9º ano B, escola Gabriel Diniz.

Objetivos específicos do projeto

Conscientizar os educandos sobre a importância da escrita correta como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo da aprendizagem através de uma competição saudável. Respeitar o hábito da leitura e da escrita, estimular o uso da literatura no ensino de língua portuguesa, desenvolver a cognição do aluno, levando a pensar e interpretar o texto. Compreender o significado das palavras, elevar o nível de proficiência leitora dos alunos, ampliar vocabulário, propiciar o correto uso das palavras, conhecer as regras do novo acordo ortográfico e desenvolver o espírito competitivo saudável.

Os livros

Foram escolhidos dois livros. No 5º ano, o livro trabalhado foi "A Terra dos Meninos Pelados", de Graciliano Ramos, e para os alunos do 6º ao 9º ano foi o livro "Extraordinário", de R. J. Palácio.

#Agenda Hoje

Cedro sedia encontro do TCEduc sobre nova lei de licitação

As inscrições foram realizadas por meio do Sistema de Gestão Educacional no portal do Tribunal de Contas do Ceará

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)