09-DEZ-2023

Estudantes de Cedro escrevem crônicas sobre o cotidiano local na Olimpíada de Língua Portuguesa

Os textos vencedores estão disponíveis na página da Prefeitura de Cedro

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 09 DE DEZEMBRO DE 2023

Foto: arte Maciel

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é uma competição acadêmica de Língua Portuguesa em nível nacional, para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O tema da edição de 2023 é "O lugar onde vivo", e os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Gabriel Diniz, de Cedro-Ceará, escolheram a categoria "Crônica" para escrever sobre o cotidiano local.

O Programa Escrevendo o Futuro foi criado em 2002 pelo Itaú Social e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita dos estudantes da escola pública brasileira. Em 2008, devido à sua importância, ele se tornou política pública. Em parceria com o Ministério da Educação, o Programa é realizado a cada dois anos em todo o Brasil.

Aparecida Oliveira, professora cedrense, comentou sobre as atividades da ação. "É maravilhoso falar sobre olimpíadas de língua portuguesa por conta de sua importância para a leitura e a escrita. O tema deste ano, além dos aspectos sócio-emocionais, desenvolve o sentimento de pertencimento do estudante com sua comunidade e pleno exercício da cidadania".

"A produção textual materializa-se por meio dos gêneros textuais para cada etapa escolar. As turmas do 9º ano da Escola Gabriel Diniz trabalharam a crônica com a tipologia narrativa voltada para fatos do cotidiano, e fez parte do componente curricular como oficina textual, em parceria com o professor Maurício", informou Aparecida.

A professora também ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados. "A escolha dos vencedores foi um grande desafio diante de várias produções, com qualidade impressionante. Estamos felizes com o resultado e parabenizamos todos que participaram deste momento. A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma chama contra o iletrismo, por isso, agradeço aos alunos, aos familiares, a todos da escola Gabriel Diniz pelo apoio e parceria de sempre na realização do projeto. Assim, todos são vencedores".

Alunos vencedores da categoria "Crônica" com o tema: O lugar onde vivo.

Aluna: Yasmin Oliveira Bezerra

Turma: 9º Ano ‘A’

Título: A "descoberta" da ilha

Aluna: Ana Eloisa Aquino Oliveira

Turma: 9º Ano ‘B’

Título: Uma aula especial no lugar onde vivo

Aluna: Kerolly Thaynara Lima Queiroz

Turma: 9º Ano ‘C’

Título: Uma noite muito inusitada no bairro Açude Novo

Aluna: Yasmim Nicole Torres Santos

Turma: 9º Ano ‘D’

Título: Uma madrugada aterrorizante

Aluno: Ialison Rodrigues da Costa

Turma: 9º Ano ‘E’

Título: A árvore da minha infância

Aluna: Ana Vitória Lima Patrício

Turma: 9º Ano ‘F’

Título: A confusão

Leia as crônicas no site da prefeiturawww.cedro.ce.gov.br.

#Agenda Hoje

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)