08-DEZ-2023

Encontro prossegue ate o dia 8 de dezembro

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 08 DE DEZEMBRO DE 2023

Foto: Divulgação

A gestão municipal de Cedro vem ganhando força nas instituições estaduais e nacionais, prova disto é a participação da secretária de Assistência Social, presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará (COEGEMAS/CE), Luciana Vieira, na 13° Conferência Nacional de Assistência Social, que segue até sexta-feira, 8, em Brasília,

O objetivo do encontro é fortalecer as políticas públicas para levar mais Assistência Social aos municípios brasileiros. Com representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, o município de Cedro está presente nas discussões do tema ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos'.

Várias propostas já foram debatidas para melhoria do Cadastro Único (CadÚnico), além do financiamento para os municípios. A programação geral inclui palestras, atividades autogestionadas, premiação de lideranças e divisão dos grupos temáticos para atuação em cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda.

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cedro aconteceu em julho deste ano e contou com diversas propostas para a etapa estadual. Na época, também foram realizadas pré-conferências em diversos segmentos da Assistência Social.

Luciana Vieira falou sobre esse importante momento. "Em Brasília para participar da 13° Conferência Nacional de Assistência Social. Momento rico, de debate e diálogo e de aprovação das propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, incluindo o piso salarial dos profissionais e reajuste dos recursos que vão melhorar os programas e serviços. Um debate democrático com a participação popular. Também dialoguei com a direção nacional do Coegemas, dando boas vindas a Penélope, que é a presidente nacional. Uma mulher nordestina, com grandes perspectivas de fazer um excelente trabalho".

A secretária também destaca as pautas já discutidas e a importância de ocupar espaços no atual governo federal. "Ainda durante a conferência os representantes dos municípios do Ceará estiveram com a responsável pelo Cadastro Único Nacional que trouxe grandes esclarecimentos para todos os municípios cearenses. Outra pauta foi o financiamento, que é sempre muito bem-vindo. Na ocasião foi confirmado que os recursos de novembro e de dezembro ainda serão disponibilizados este ano".