23-AGO-2017

Cedro intensifica vacina HPV e Meningite

Homens e mulheres de 15 a 26 anos agora podem tomar a vacina contra o HPV nos postos de saúde em Cedro.

#Saúde 23 DE AGOSTO DE 2017
A determinação, em caráter temporário, foi divulgada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (18/8) e confirmada no sábado (19/8) pela Coordenadora de Imunização do município, Mirella Maciel.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já vem ampliando as ações em escolas, bairros, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Na última quarta-feira (16/8), ocorreu dia "D" na Escola Municipal Francisca de Jesus Cavalcanti. Os estudantes aderiram à vacinação.

O prefeito Dr. Nilson Diniz explica que os adolescentes precisam se proteger de diversas doenças no futuro com o uso da vacina. "Nosso objetivo é ampliar as ações e vacinarmos os adolescentes antes do início da vida sexual, para que haja mais eficácia na proteção contra os cânceres graves de pênis, ânus, colo de útero, vagina. E também prevenir cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos", reforça.

Em 2017, lembra a secretária de Saúde Sayonara Moura, houve a inclusão da vacina para o sexo masculino. "Como consequência, diminui-se a incidência de casos da doença em ambos os sexos, já que eles são os responsáveis pela transmissão do vírus às suas parceiras. Ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres", explica.

A busca por vacinação ocorre massivamente nas escolas, porém os pais devem procurar as Unidades Básicas de Sáude (UBS’s) para vacinarem seus filhos. "Não esquecer de levar o cartão de vacinação e o do SUS. Os pais devem ficar atentos à segunda dose, que acontece após seis meses da primeira vacina", destaca a secretária.

Novas ações

Os estudantes da Escola Gabriel Diniz receberam nesta segunda-feira (21/8) equipes da Secretaria de Saúde para uma roda de conversas e vacinação. Na próxima quarta-feira, 23/8, será a vez da Escola João Batista Moreno, no distrito de Várzea da Conceição. Dia 24, as ações chegarão à E.E.P. Francisca de Albuquerque Moura. "Imunizar nossos adolescentes é colaborar para evitar doenças graves", ressalta Mirella Maciel.

Casos meningites no Ceará

Em 2016 foram confirmados 275 casos de meningites (incidência de 3,7 casos por 100 mil habitantes). Em se tratando da distribuição dos casos por etiologia, houve predominância das meningites ''não especificadas'' (41,5%), seguidas pela bacteriana (27,3%) e viral (24%). A taxa de letalidade para todas as meningites foi de 10,5%, contudo, se fracionado por agente etiológico, a letalidade da bacteriana - causada pelo Streptococcus pneumoniae (38,5%) e Neisseria meningitidis (35%) - predominou.

No Brasil, as meningites infecciosas, em especial a Doença Meningocócica (DM), apresentam comportamento endêmico. A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, estabelece que a DM e outras meningites são doenças de notificação compulsória imediata, devendo ser notificadas às secretarias de saúde em até 24 horas.