22-AGO-2023

Prefeitura recebe metas para aplicação do SPAECE 2023

Cedro conquistou excelente resultado em 2022 e está pronto para os desafios da avaliação no ano em curso

#Agenda 22 DE AGOSTO DE 2023

Melhorar a educação da população cedrense, buscando promover mais qualidade ao ensino, em todas as faixas etárias. Esse é um dos grandes desafios que a prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, está realizando. Os índices alcançados nas avaliações comprovam este trabalho. Na terça-feira (22/08), a secretária de Educação Regina Cavalcante esteve na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE17, em Icó, para a entrega dos resultados e metas para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). As provas serão aplicadas em novembro, e os resultados do ano passado reforçam o compromisso da gestão municipal na educação.

Regina Cavalcante falou dos desafios do SPAECE e deu mais detalhes. "Recebemos as metas do SPAECE 2023 para as turmas SPAECE Alfa, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental de Cedro. A responsabilidade só aumenta, pois na avaliação de 2022 Cedro alcançou excelentes resultados. Foi o 1º lugar na Cred 17, com escolas entre as melhores do estado. Cedro é referência regional, estadual e nacional na educação. As metas são desafiadoras, mas sabemos que professores, gestores e técnicos da SME conseguem superar. Em breve realizaremos a pactuação de metas com as escolas municipais".

A secretária de Educação também agradeceu a todos os envolvidos nesse trabalho. "Aproveito para parabenizar as Escolas Nota Dez que foram premiadas e, também as Escolas Nota Dez que não foram premiadas. Conheço muito o trabalho, a determinação, a compromisso e a competência de cada um. Agradeço aos professores, ao núcleo gestor, aos técnicos e aos demais profissionais de educação. Agradeço também a gestão do prefeito Joãozinho de Titico e da vice-prefeita Ana Nilma pelo apoio, parceria, investimento, valorização e reconhecimento dos nossos profissionais de educação".

O que é o SPAECE?

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e SPAECE, que, na vertente Avaliação do Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como uma avaliação externa em larga escala que analisa as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos, realizados de forma censitária. Essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação matriz de referência o alinhamento com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAAEB).

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz, a Seduc ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do ensino médio. Dessa forma, o SPAECE passou a ter três focos:

- Avaliação da alfabetização (SPAECE ALFA) - 2º ano.

- Avaliação do ensino fundamental - 5º e 9º anos.

- Avaliação do ensino médio - 3º ano.

A identificação do SPAECE ALFA surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, expresso através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE ALFA consiste numa avaliação anual, externa e censitária para identificar, analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do segundo ano do ensino fundamental nas escolas das redes públicas estaduais e municipais, possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a qualidade e a habilidade em leitura de cada aluno, permitindo estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo governo federal".

A avaliação do ensino fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do ensino fundamental com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do quinto e nono ano e fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na rede pública de ensino estadual e municipal. O objetivo dessa avaliação é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes, escolas e gestores um quadro da situação da educação básica da rede pública de ensino.

Secretaria de Educação já está funcionando no CSU

Antigo Hotel Municipal passará por reforma para receber o grupamento do Raio

Cedro realiza mutirão com vacina contra a gripe para toda a população

Até o momento, cerca de 40% do público-alvo foi imunizado

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)