09-AGO-2023

Lançamento do Agosto Dourado em Cedro reúne população em prol do aleitamento materno

Atividades acontecem em todos os Postos de Saúde do município

#Agenda 09 DE AGOSTO DE 2023

Com um olhar mais atento para a gestação, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, deu início às ações do Agosto Dourado, com atividades de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação dos bebês com o leite produzido pela mãe, incluindo rodas de conversa e palestras nas unidades de saúde. O lançamento oficial aconteceu na quarta-feira (09/08) na UBS Jardim Afonso Celso e as ações já estão em andamento nas demais Unidades Básicas de Saúde em Cedro..

A secretária de Saúde Norma Marques pontua a importância das ações. "Iniciamos, através da Secretaria de Saúde, as ações do Agosto Dourado. O lançamento oficial aconteceu na UBS Jardim Afonso Celso, que foi entregue toda reformada para o atendimento da população. Esse movimento é importante para o fortalecimento do aleitamento materno, principal e exclusivo alimento até o sexto mês de vida das crianças".

A Agente Comunitária de Saúde Nádia Bezerra mostra como é a atuação das equipes durante a gestação e puerpério. "Na UBS, começamos desde a abertura do pré-natal um acompanhamento com todas as gestantes e incentivamos a prática do aleitamento materno, principalmente com a promoção do Agosto Dourado, para que as mães amamentem as crianças durante período preconizado pela saúde, seis meses. O agente de saúde já busca a mãezinha, ainda gestante, falando sobre a importância do aleitamento materno, misto de nutrientes e de vitaminas importantes para o bebê. E no pós-parto, junto com a enfermeira, na visita puerperal, intensificamos a importância da amamentação no bebê nesses primeiros meses de vida, que é indispensável à saúde e ao fortalecimento dele".

A enfermeira Milena da UBS Jardim Afonso Celso destaca como as mães devem amamentar de forma correta. "A barriguinha do bebê deve estar voltada completamente para a barriguinha da mãe, barriga com barriga. Lateralizar barriga com barriga. Em relação ao peito, a boquinha da criança deve ficar bem abertinha para que ela possa realmente atingir toda a aréola da mãe, com a mãe colocando uma mão nas costas do bebê. A amamentação exclusiva nos seis primeiros meses é de extrema importância - e fundamental. Por isso, orientamos e incentivamos as mães a amamentarem nesse período sem nenhuma outra alimentação. O leite materno é rico em tudo que o bebê precisa."

O vídeo completa está nas redes sociais da Prefeitura de Cedro e no site www.cedro.ce.gov.br.

Fui, vi e amei

"Sou a Francineide, mãe da Eloá. Durante a gestação tive várias dúvidas sobre a amamentação, porque tinha muito medo de amamentar. Ouvia muitos relatos sobre fissuras, ferimentos e sangramentos durante a amamentação. No PSF eu tive o acompanhamento da enfermeira Natália e da doutora Milena; com oito meses de gestação, tive o cursinho de amamentação pela Prefeitura e foi muito bom porque tirei muitas dúvidas e aprendi 'a pega' correta. Também não senti dor e está sendo uma maravilha amamentar, graças a Deus. Amamentem, não desistam, tentem, façam o curso porque é muito bom". Francineide Maria - moradora do Jardim Afonso Celso.