13-ABR-2023

Prefeitura promove reunião sobre segurança nas escolas

Encontro da gestão com as forças de segurança cedrenses pontuou ações preventivas e de combate às fake news

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 13 DE ABRIL DE 2023

Foto: Marciel Bezerra

Levar informações corretas, claras e verdadeiras para a população, além de montar um esquema preventivo em favor da tranquilidade de pais e profissionais da educação é ação necessária e urgente diante das inúmeras informações falsas que envolvem ataques às escolas em todo o Brasil. Para discutir esse assunto, o prefeito Joãozinho de Titico liderou na quinta-feira (13/04), na sede da Secretaria de Educação, uma reunião com representantes da gestão municipal, vereadores, forças de segurança que atuam em Cedro. Ministério Público também se fez presente.

Joãozinho de Titico reforça a união de todos no acompanhamento da situação e pede tranquilidade ao povo cedrense. "Promovi reunião com vereadores, representantes da educação, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, polícia penal, DEMUTRAN e Guarda Municipal para falar sobre segurança nas escolas. Diante do presente momento de apreensão, buscamos tranquilizar a comunidade, mantendo o diálogo com as forças de segurança. Pedimos aos pais que se mantenham vigilantes, principalmente no uso de redes sociais, nos dispositivos conectados a internet, e de olho em atividades suspeitas dos filhos. Graças a Deus, não temos registro em Cedro de movimentações neste sentido, mas permanecemos acompanhando de perto".

O delegado Gomes, da Polícia Civil, destaca que Cedro não registra ato ou movimentação suspeita. "Desde o caso de Santa Catarina, a Polícia Civil vem monitorando redes sociais do estado e, até o momento, não existem registros que envolvam Cedro. Tivemos uma Fake News com um número cadastrado da Nigéria (país africano), mas nada verídico. Se alguém receber alguma notícia, deverá verificar junto à escola a situação, mantendo a calma. Provavelmente se tratará de outra notícia falsa."

Gomes também aborda como deve ser realizada a prevenção em casa e na escola. "A orientação é que os pais conversem com os filhos para verificar situações de bullying ou desconforto, que monitorem redes sociais, material escolar, principalmente a mochila. Os professores também serão orientados a acionar a Guarda Municipal ou Polícia Militar em caso de atitudes suspeitas".

O 1º Tenente do RAIO de Várzea Alegre, Fábio, falou sobre a atuação da PM. "A Polícia Militar já faz o acompanhamento nas escolas e, nesse momento específico, intensificamos as ações para evitar pânico. Em Cedro, não tivemos caso. No entanto, nas redes sociais, tivemos muitas informações falsas circulando, gerando sensação de medo. Peço aos pais que fiquem tranquilos, que mandem seus filhos para a escola, sempre verificando como ele está, o seu comportamento e mochila, apenas por precaução. Conte conosco, pois estamos acompanhando tudo de perto".