31-MAR-2023

Prefeitura de Cedro realizou formação com merendeiras da rede municipal de ensino, na sede da Secretaria de Educação

A intervenção se dá por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e coordenações dos programas de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) e Merenda Escolar.

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 31 DE MARÇO DE 2023

Foto: Marcos Rodrigues

Capacitação, na sexta-feira (31/3), abordou boas práticas de manipulação dos alimentos com a nutricionista responsável pelo Núcleo de Alimentação Escolar da pasta, Dra. Paula Rejane.

A alimentação escolar, nos dias de hoje, é uma das vertentes mais importantes da nutrição. Nessa perspectiva, a Prefeitura de Cedro trabalha o desenvolvimento e a educação alimentar dos seus jovens, em diversas frentes: gerenciando o Programa de Alimentação Escolar em todas as etapas de sua execução: orientando as ações das escolas da rede pública municipal; fornecendo e capacitando o pessoal envolvido na operacionalização do programa; fornecendo diretrizes e princípios de gestão escolarizada; investindo na melhoria da qualidade da merenda escolar.

A coordenação de Alimentação Escolar, juntamente com a SME, realizou a primeira formação de 2023 com os manipuladores de alimentos e com o núcleo gestor das escolas. À frente da qualificação, a nutricionista Dra. Paula Rejane abordou aspectos importantes ligados à gestão do programa: Informações Gerais, Relação Humana, Ética Profissional, Segurança Alimentar e Nutricional, Prevenção de Acidentes. A utilização desse conteúdo será de grande valia para a formação dos manipuladores de alimentos, possibilitando a qualificação profissional e subsidiando o núcleo gestor das escolas municipais com o melhor gerenciamento e acompanhamento do Programa de Alimentação Escolar.

Os manipuladores de alimentos, ao se apropriarem desses conteúdos, estarão aptos a oferecer uma alimentação escolar de melhor qualidade, do ponto de vista nutricional, higiênico e sanitário. "Nossos manipuladores de alimentos já têm uma vasta experiência em alimentação escolar. Mas, é sempre importante que estejamos repassando a eles as atualizações em relação às leis vigentes. Com isso, os objetivos do Programa serão atingidos em todos os aspectos, especialmente na contribuição para a melhoria da capacidade de aprendizagem, redução da evasão escolar, prevenção da insegurança alimentar e nutricional", esclarece a secretária de Educação, Regina Cavalcante.

"Agradecemos a gestão municipal, nas pessoas do prefeito Joãozinho de Titico e da vice Ana Nilma, pelo apoio integral a mais esta iniciativa. Também às merendeiras presentes a esta tarde agradável de socialização de conhecimentos, de prática, nosso muito obrigado. Gratidão, enfim, aos homens e mulheres participantes deste momento de suma importância para o município; aos núcleos gestores das escolas; a toda a coordenação do Programa de Alimentação Escolar; aos técnicos da SME envolvidos; ao Conselho de Alimentação Escolar",

Anualmente, a gestão municipal apresenta os cardápios escolares a serem praticados nas unidades de ensino, bem como fornece o manual de boas práticas para manipulação dos alimentos.