23-MAR-2023

Conferência Municipal de Saúde debate SUS e melhorias no setor

O encontro aconteceu no Senac de Cedro. Objetivo é levar propostas daqui para a Conferência Nacional

#Saúde POR MACIEL BEZERRA 23 DE MARÇO DE 2023

Foto: Marcos Rodrigues

Debater com a sociedade civil a defesa dos direitos dos cidadãos, pensando no Brasil do amanhã, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e no apoio à área social. Todos estes temas foram debatidos na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Cedro. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC), na quinta-feira (23/03).

Os trabalhos foram comandados pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso de Bia, e contaram com as presenças do prefeito Joãozinho de Titico; da vice-prefeita Ana Nilma; da secretária de Saúde Norma Marques; do presidente Estadual do Conselho Municipal de Saúde (CESAU), José Júnior; palestrante, vereadores, autoridades, representantes da sociedade civil, usuários do SUS e profissionais de saúde.

O prefeito Joãozinho de Titico destacou a oportunidade do debate em torno do Sistema Único de Saúde (SUS). "Esse é um momento importante para receber e debater as demandas do SUS. Em nenhum outro local do mundo tem um sistema como esse do Brasil, e que precisamos fortalecê-lo. Realizamos 10 pré-conferências e tive a alegria de participar de uma, em Lagêdo. Momento de a população apresentar demandas e também de preparar pautas para a Conferência Nacional de Saúde, inclusive com representantes de Cedro".

Norma Marques falou sobre o processo de organização da Conferência. "Tivemos representantes de diversas localidades e lotamos o auditório do Senac, porque acreditamos numa democracia para garantir direitos das pessoas e no nosso Sistema Único de Saúde, que é o maior do mundo. Agradeço pela oportunidade de estar à frente da Secretaria de Saúde e conduzir, junto com o Conselho Municipal de Saúde, esse grande momento com propostas que vieram de todo o Cedro e que sem dúvida chegarão em Brasília".

A psicóloga Aryele Lima falou sobre uma das propostas apresentadas. "Estive presente para discutir as demandas do SUS, observando as necessidades da cidade. Enquanto psicóloga, sugeri a presença de um psicólogo educacional nas escolas para prestar assistência ao número cada vez maior de crianças ansiosas, com diagnóstico de autismo e hiperatividade. Quero parabenizar a todos que participaram e que possamos, juntos, fortalecer cada vez mais esse trabalho do SUS, que é tão bonito".

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS