22-MAR-2023

Dia Mundial da água é celebrado nas escolas e creches de Cedro

Data é comemorada em todo o planeta com ações e atividades de valorização deste bem tão precioso

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 22 DE MARÇO DE 2023

Foto: Marcos Rodrigues

Nós que moramos no semiárido nordestino, mais do que ninguém, temos a obrigação de valorizar o bom uso da água e a preservação desse líquido tão precioso e necessário à vida de todos. Por isso, as escolas cedrenses realizaram atividades junto aos seus alunos para lembrar a importância da água em nossos lares e na vida do planeta terra. O Dia Mundial da Água comemorado em 22 de março foi sugerido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (RIO 92) e passou a ser comemorado em 1993. O tema é escolhido anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, é: "Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo", que tem o objetivo de discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. O Centro de Educação Infantil Rosalina Otaviano Dias, desenvolveu diversas atividades durante a semana sobre esse tema, que também foi abordado no Centro de Educação Infantil Maria Marilene Alves Diniz. Outras escolas da rede municipal de ensino realizaram atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água e as redes sociais da prefeitura também entraram na comemoração com postagens e informações importantes compartilhadas com os internautas. Com a palavra as professoras "Comemoramos o Dia Mundial da Água e trabalhamos durante a semana sobre a importância da água para os seres vivos, mostrando que ela é um tesouro precioso que temos de cuidar para não acabar. Falamos das utilidades da água no dia a dia e mostramos que 71% do planeta é constituído por água e 97,5% é salgada, com apenas 2,5% própria para consumo. Reforçando que se não tivermos mudança de hábitos podemos perder esse bem precioso. Mostramos para as crianças diversas atitudes para o uso consciente da água com recadinhos para as famílias com sugestão de mudanças de hábitos e atitudes, falamos sobre o ciclo da água e estados físicos da água e fizemos uma sessão de fotos e entregamos medalhas a eles". Professora Verônica Leandro, Centro de Educação Infantil Rosalina Otaviano Dias. "Como professora do Jardim II falei com eles sobre o Dia Mundial da Água, um bem tão precioso para todo ser vivo. Trabalhamos o ciclo da água através da história 'A gotinha plim plim', de Jerusa Rodrigues Pinto e a utilidade da água através da música 'A Água' de Cristina Mel. Trabalhamos também os cuidados com esse bem tão precioso através de imagens para que as crianças identifiquem o que devemos ou não fazer com a água. Esperamos que as dinâmicas e didáticas ensinem aos pequeninos o cuidado com todas as coisas que o Senhor preparou para cada um de nós". Professora Luciana Brasil, Centro de Educação Infantil Rosalina Otaviano Dias "Sem água ninguém vive. Então hoje foi uma manhã proveitosa em que trabalhamos o Dia Mundial da Água por meio da música, poesia, pintura, colagem, tudo relacionado à água e a sua importância e o seu cuidado para que ela não acabe. Por isso, não devemos desperdiçar água, pois ela é um bem muito valioso para todo mundo". Professora Cassia Silva, CEI Maria Marilene Alves Diniz.