20-DEZ-2022

56 alunos da rede municipal de ensino são premiados com bons resultados em Olimpíadas

Medalhistas de ouro, prata, bronze e estudantes com menções honrosas tiveram momento comemorativo dos mais emocionantes

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 20 DE DEZEMBRO DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

Incentivar a educação de crianças e adolescentes, com um ensino de qualidade, é fundamental para uma sociedade melhor e mais justa. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde da terça-feira (20/12), solenidade de premiação para 56 alunos da rede municipal que obtiveram bons resultados em olimpíadas escolares.

A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença dos estudantes que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e OBMEP-MIRIM, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e Olimpíada Canguru da Matemática.

A secretária de Educação Regina Cavalcante traz os detalhes. "Satisfação imensa entregar 56 medalhas. Uma prova de que foi realizado o trabalho e é também uma prestação de contas com medalhas, certificados e menções honrosas. Parabéns aos diretores, professores, bolsistas e técnicos da Secretaria de Educação, que trabalharam bastante; parabéns aos meninos e meninas que trouxeram pra gente 17 medalhas de ouro. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico pelo investimento em equipamentos e estrutura e reconhecimento dos profissionais de educação neste trabalho, que já está rendendo bons frutos".

Regina Cavalcante também falou sobre o futuro. "As olimpíadas já fazem parte do Plano Municipal de Educação. É um projeto que vai além do reconhecimento, ele também interfere, de outras formas, na vida das famílias. Algumas olimpíadas premiaram os vencedores com R$ 2 mil. Em Cedro, estamos planejando realizar uma Olimpíada Municipal para dar mais destaque aos alunos, envolvendo todas as escolas. Esse é mais um projeto da Secretaria de Educação para o ano de 2023".

A coordenadora das olimpíadas em Cedro, Aldenoura Gomes, falou sobre esse feito. "Tivemos o prazer de premiar 56 alunos, um resultado superior ao ano passado, com escolas participando de olimpíadas internacionais. É um feito extraordinário, com um de nossos alunos contemplado em quatro competições. Já estamos de olho nas olimpíadas de 2023".

O professor Clécio Souza da Escola Leandro Alves Correia, na Agrovila, fala a dele foi a escola que conquistou o maior número de medalhas. "A gente tem um trabalho com os professores voltado para as olimpíadas, e esse fato produziu um ótimo resultado, com a escola obtendo a maioria das medalhas de Cedro. É um trabalho de grande responsabilidade para mim, continuando ações iniciadas com a ex-diretora Ionete".

O estudante João Ítalo, da Escola Celso Alves de Araújo, conquistou individualmente o maior número de medalhas neste ano. "A palavra que resume tudo isso é 'esforço'. Participei da ONEE, ganhei medalha de ouro, participei da OBA e ganhei medalha de prata, além da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) em que ganhei menção honrosa. Com esforço, dedicação e estudo todos somos vencedores. O real prêmio não é medalha ou certificado, mas o aprendizado. Gratidão a todos que participaram".

E o PETECA?

Além da entrega das medalhas das olimpíadas, durante a solenidade aconteceu apresentação cultural e entrega de premiação aos estudantes que participaram das ações do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca).

Lúcia Barros, coordenadora do Peteca em Cedro, tem mais informações. "Nós tivemos onze vencedores no conto, na música, na poesia e, além das medalhas, estudantes receberam presentes. Foram vários alunos e escolas participando, tanto na zona rural como na cidade. Se Deus quiser, no próximo ano, todas as escolas vão participar".

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas