14-JUN-2017

Cedro realiza caminhada no Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Entrega de panfletos, rodas de conversas e exibição de cartazes fizeram parte da programação que aconteceu nas ruas do Centro

#AssistênciaSocial 14 DE JUNHO DE 2017
Conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e combater o trabalho infantil. Para isto, a Prefeitura Municipal promoveu caminhada pelas principais ruas do Centro de Cedro. O objetivo do ato é lembrar sobre a Campanha Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, celebrada no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.

A ação foi organizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e contou com o apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social, em parceria com diversas entidades, como: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS e o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.

Como parte das ações ocorreu entrega de panfletos nos comércios, roda de conversas e exibição de cartazes mostrando tipos de trabalho infantil. Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a data é fundamental para informar e conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil. "O ato busca promover a melhoria da qualidade de vida para as crianças e adolescentes para avançarmos ainda mais nas conquistas de nossa futura geração".

O gestor destacou que a educação de qualidade para as crianças, aproveitamento dos novos espaços públicos, como as praças e quadras poliesportivas, além de projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são marcas da atuação governamental que fazem a diferença na vida dos jovens cedrenses. "São ações em conjunto que oferecem as nossas crianças a educação e lazer durante a infância", disse Dr. Nilson Diniz.

Já a Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, reforçou que a gestão vem desenvolvendo ações voltadas à erradicação do trabalho infantil, por meio do programa (PETI). "É na escola que as crianças adquirem conhecimentos, vale ressaltar o papel da educação como uma das ferramentas mais eficazes de combate ao trabalho infantil".

Segundo a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, as políticas públicas atualmente aplicadas em Cedro demonstram a importância que o município oferece a suas crianças. "Estamos diariamente através de projetos educacionais e ações sociais levando para as nossas crianças o papel da família para que possamos ter jovens com pensamentos voltados para desenvolvimento de boa convivência".

A caminhada
Os estudantes percorreram as ruas com faixas apresentando os tipos de trabalho infantil. Para a Secretária de Educação de Cedro, Esmeraldina Bezerra, a participação das escolas e a implantação do (PETI) no município demonstram o caminho para um promissor futuro. "Com esta mobilização estamos levando ao conhecimento de todos que as crianças precisam estar na escola e que a família e o estudo são base para o futuro dos nossos jovens".

Diversos moradores foram sensibilizados durante o ato. Os comerciantes, feirantes, transeuntes e mobilizadores avaliaram de forma positiva a ação e citaram a importância de lembrar a data e lutar contra situações de injustiça em que se encontram algumas crianças, por vezes trabalhando por longas jornadas e em condições perigosas, expondo suas vidas a riscos.

Dados
O Ceará tem atualmente 73.895 crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil, o que é proibido pela Constituição. Em todo o Brasil, são 2,6 milhões de crianças e jovens nessa condição, de acordo com estudo divulgado pela Fundação Abrinq nesta segunda-feira (12/06), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte