20-OUT-2016

Campanha de combate ao câncer de mama é reforçada em Cedro

20 DE OUTUBRO DE 2016
Com o objetivo de alertar moradoras do Distrito de Assunção, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), realizam diversas atividades durante o mês de Outubro. Na terça-feira (18/10), foi ministrada pela enfermeira Simone Firmo a palestra "Importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero para mulheres", com a presença de 32 mulheres que residem na área, além da palestra as mulheres participaram de uma roda de conversa que contou com os profissionais: Raquel Pintor (Dentista); Daíra Caro (Médica); Cilene Oliveira; Giselda Ferreira; Romário Costa; Maria Veríssimo e Maria Irismar (Agentes Comunitários de Saúde).
Para o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a mobilização da gestão e das pessoas é fundamental para a prevenção do câncer de mama, este é o segundo tipo de câncer que mais atinge pessoas no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. "Estamos mobilizando novamente toda a população para a participação na campanha do Outubro Rosa, esta é uma ação realizado no mundo inteiro e Cedro não pode ficar de fora".
Além da palestra e da roda de conversa, a equipe realizou atendimentos e encaminhamentos para realização de exames Ultrassonografia de Mama, Mamografia e outros tipos de exames de prevenção. A moradora do Distrito, Lucimar Santos, enalteceu a participação das mulheres e parabenizou equipe do PSF. "É muito importante este encontro, pois estamos diariamente sendo atendidas de forma humanizada e a prevenção é a melhor maneira de combater o câncer de mama".
Outras unidades de saúde também estão realizando atividades de engajamento para as comunidades, alertando sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados permanentes. O Distrito de Santo Antônio, por exemplo, também ministra palestras semanalmente para as mulheres que residem nas comunidades rurais, com a Coordenadora Vicência Márcia. Na quarta-feira (19/10), a palestra foi ministrada pela Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Jayane Melo, e teve como tema a prevenção para as gestantes. A atividade realizaou também Matriciamento em Saúde Mental, Estudo de Casos, Consultas Compartilhadas e Visitas Domiciliares.
Novas palest
ras
Novas ações estão sendo programadas para as mulheres. No dia 26 de Outubro serão ministradas palestras sobre Câncer de mama e Colo Uterino na Escola Antônio Laurênio, na sede do Distrito Santo Antônio. Os palestrantes serão Vicência Márcia Ferreira e Dr. Plácido Filho.
Saiba mais sobre Outubro
Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. Surgiu em 1997, nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
La
ço Rosa
O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama.
O que é câncer
de mama?
É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.
Principa
is Sintomas
O câncer de mama não dói. Se você perceber algum destes sintomas procure seu médico.
- Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;
- Alteração na forma ou tamanho da mama;
- Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;
- Saída de secreção pelo mamilo.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte