09-JUL-2021

Prefeitura de Cedro intensifica combate ao mosquito da dengue, chikungunya e zika em bairros

Neste ano já foram confirmados 6 casos positivos nos bairros: Caldeirão, Fátima, Jardim Afonso Celso, Alto do Padeiro Pega Avoante e no distrito do Lagêdo

#Dengue POR MACIEL 09 DE JULHO DE 2021

Foto: Késio Paulo

A prefeitura de Cedro por meio da secretaria de saúde, continua realizando ações importantes no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito, e trazer sérios problemas.

O prefeito Joãozinho de titico, destaca que a administração municipal mantém, de forma continuada, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ele ressalta que os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti precisam ser mantidos durante o ano todo. "São ações que devem tornar-se hábitos permanentes e a população deve colaborar para reduzir cada vez mais índices", pontua Joãozinho de titico.

Para o Agente de Combate a Endemia, Késio Paulo, ele destaca o trabalho da equipe e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, devido neste momento da pandemia os profissionais não podem realizar vistoria na parte interna das residências. "Não podemos olhar os quintais, recipientes e com isso, estamos orientando os cuidados necessários e entregando os larvicida para as caixas d´águas e recipientes", pontua.

Atualmente o município mantém os indicadores em bairros que estão localizados na parte alta. Tivemos recentemente notificações de casos suspeitos nos bairros Prado e Pega Avoante, e por isso acontecem o bloqueio por meio de fumacê (bombas costais). "Para não ter risco no quarteirão e evitar que o mosquito possa ir para outros bairros e esse trabalho estamos realizando desde começo do ano", finaliza Késio Paulo.

A população pode colaborar com diversas medidas simples, aproveitar o final de semana para a prevenção. Faça uma vistoria em casa como limpar caixas d'água e não deixe recipientes que possam acumular água. Guarde o lixo em sacos plásticos bem fechados. "Enfim, cuidados básicos são muito eficientes com controle do mosquito transmissor e por isso, iremos ampliar para o segundo semestre as ações educativas em parceria com demais secretarias municipais", reforça a Secretaria de saúde, Norma Marques.

No último boletim divulgado nesta sexta-feira (9), já somam 41 notificações para Dengue, sendo 06 casos positivos e 30 negativo neste ano.

#Agenda Hoje

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)