08-ABR-2021

Ação de bloqueio contra a Dengue é realizada em bairros de Cedro

As ações de combate acontecem também aos sábados. Neste ano, o município de Cedro registrou apenas 02 casos de dengue

#Dengue POR MACIEL 08 DE ABRIL DE 2021

Foto: Kesio Paulo

A prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de saúde, realiza mais uma ação de bloqueio e combate aos mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, respectivamente. Os agentes de endemias, estão intensificando as ações no bairro Pega Avoante, Planalto dos Lemos, Centro e Divisão. Além dos distritos de Assunção e Várzea da Conceição.

O prefeito Joãozinho de titico, pontua que essa ação de combate ao mosquito ocorre de forma periódica. "Nas residências em que ocorrem casos suspeitos, precisamos realizar o bloqueio no bairro e na rua e assim, evitarmos o aumento dos casos em Cedro", pontua.

Devido à pandemia, os profissionais não adentram nas residências, porém estão sendo distribuídos os larvicidas com verificação de caixas D´água e quintais. "Na semana passada já foram encontrados 21 novos casos no bairro Pega Avoante, estamos dando uma agilidade maior com o fumacê para reduzir possíveis casos de Dengue", disse.

O alerta segue nos meses de abril, maio e junho, onde começam a surgir mais casos das doenças causadas pelo mosquito e principalmente neste período de isolamento social, devido à pandemia do novo Coronavírus. "Estamos com diversas ações emergenciais para conter o avanço dos casos, o poder público está fazendo a sua parte, porém reforçamos aos moradores para que possam colaborar com medidas que podem ser realizadas em suas residências", reforça a Secretaria de saúde, Norma Marques.

A população também deve fazer a sua parte executando limpezas diariamente, através de inspeções em seus próprios quintais, mantendo a limpeza necessária, ajudando na eliminação de possíveis focos. Demais ações preventivas como a instalação de telas de proteção em janelas, uso de repelentes, somado à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d'água, calhas, baldes, tambores, entre outros, também são necessários neste período.

Ações educativas

Para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, o comitê municipal de combate Arboviroses, elabora ações estratégias em conjunto com as secretarias municipais e sociedade civil. "São ações essenciais com os estudantes e usuários dos programas assistenciais para ampliar as ações como papel fundamental com a participação das famílias que convivem mais em suas residências, neste período de pandemia", reforça o coordenador do comitê, Marciel Bezerra. Participam das ações educativas o Programa Saúde na Escola (PSE), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), além do programa Criança Feliz.

Casos

O município conta com 02 casos positivos e 15 negativos. Na semana epidemiológica foram inspecionados 820 imóveis e 11 com focos encontrados, deste total 6 estavam fechados e 8 com focos positivos para Aedes aegypti, conforme preconiza pelo Ministério da Saúde.