18-ABR-2017

Escolas municipais de Cedro promovem atividades em homenagem ao 'Dia Nacional do Livro Infantil'

18 DE ABRIL DE 2017
18 de abril foi instituído como o "Dia Nacional do Livro Infantil", data de nascimento do escritor Monteiro Lobato.

Neste sentido, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação e de diversas escolas municipais, realiza uma série de atividades comemorativas. Da programação constam apresentações culturais, contação de história, varal da leitura, exposição de gêneros literários, exibição de filmes e atividades em sala de aula.

"É um dia muito marcante na vida dos estudantes, que diariamente vivenciam a oportunidade de ainda ter um amigo como o livro", esclarece o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz. Ele relembra a frase de Lobato - "Um país se faz com homens e livros" para justificar a importância da data. E conta que a frase demonstra a valorização que o autor de "O Sítio do Picapau Amarelo" dava à leitura, tão forte era a influência dele no mundo literário. "É muito importante que os pais também estejam atentos a participação na vida dos filhos na leitura".

PROGRAMAÇÃO
A direção da Escola Municipal Arakém Sedrim de Aguiar desenvolverá atividades como contação de história, inclusive por meio de imagens, sobre a vida do autor Monteiro Lobato e também varal de leitura, ocasião em que serão expostas diversas obras do escritor. Para a diretora Alessandra Evangelista, os alunos estão ansiosos para apresentarem estas atividades. "É gratificante saber que o livro é um amigo para vida toda. Comemorar as obras de Monteiro de Lobato é importante para o crescimento educacional", instrui.

Na Creche Despertar foram planejadas atividades para os pais e comunidades em geral, com exposição dos trabalhos, contação de história e a participação dos alunos do curso de Teatro do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce).

Na Escola Tereza Dutra, no distrito de Assunção, os alunos do 3º ano participarão da exibição de filmes educacionais sobra a vida de Monteiro Lobato e suas obras literárias. Segundo a direção escolar, as atividades também serão desenvolvidas em sala de aulas.

Outras escolas estarão desenvolvendo atividades durante a Semana com diversas ações culturais.

Na visão da secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, retratar a comemoração do Dia Nacional do Livro e da vida de Monteiro Lobato, por meio de textos e atividades, é importante para que o estudante desperte ainda mais a valorização da cultura. "São ações gratificantes. Estaremos dando apoio para que novos projetos também sejam realizados ao longo do ano", acentua a Secretária.