18-DEZ-2020

Cedro recebe certificado pela qualidade do trabalho em prol da primeira infância

Certificação simbólica é consequência da execução do programa de boas práticas implementadas no município entre os anos de 2017 e 2020

#AssistênciaSocial POR MACIEL 18 DE DEZEMBRO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos e o Gabinete da Primeira-Dama do Governo do Ceará apresentaram na quarta-feira (16) o Seminário de Avaliação 2020 e o Planejamento 2021 do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. O encontro aconteceu de forma virtual e reuniu secretários, coordenadores, supervisores e visitadores, que envolveu os 184 municípios cearenses, objetivando a qualificação das ações para o próximo ano.

O prefeito Dr. Nilson Diniz recebeu a notícia durante a live que anunciava a certificação do Município com o Selo Unicef 2017-2020. "Ficamos felizes demais com essa certificação do Programa Primeira Infância do SUAS/Criança Feliz do Governo Federal, pelas boas práticas de nossa gestão durante a pandemia. Nossa maior riqueza é investir em pessoas, e o Primeira Infância de Cedro é Ouro", disse.

O Ceará realizou 3,39 milhões de visitas familiares, por meio do Programa. Nos últimos quatro anos, foram contempladas 87 mil famílias, beneficiando 106.875 pessoas, das quais 83.361 crianças e 23.244 gestantes. No Brasil, foram visitadas, neste ano, 478.735 famílias, com o acompanhamento de 463 mil crianças e 58.551 gestantes. Os números foram apresentados no Seminário de ontem.

Cedro entre as 100 melhores práticas

"Gostaria de parabenizar o empenho das equipes e dos visitadores do Mais Infância no SUAS - Criança Feliz, pelo desempenho do programa no Estado e no País, o que garantiu ao Ceará a conquista do Prêmio "Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia", com 29 das 100 melhores técnicas de visitas domiciliares do Brasil", declarou a primeira-dama Onélia Santana, na abertura do encontro. A premiação foi concedida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer.

O Programa foi lançado em Cedro em 2017, com solenidade no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac). Na época, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, ressaltou a importância de iniciativas como esta. "Compomos uma equipe preparada e treinada para trabalhar este Programa com visitas domiciliares, atendendo as gestantes, ajudando a tornar a primeira infância saudável", disse.

A rotina das 10 visitadoras

O trabalho delas começa cedinho, de casa em casa, envolvendo as crianças e suas famílias com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. O público-alvo do Programa são gestantes e crianças de 0 a 3 anos, bem como as portadoras de necessidades especiais até 6 anos, inseridas no Benefício de Prestação Continuada - BPC.

Com a pandemia...

Diversas ações foram implementadas em Cedro, entre elas a criação de vídeos e atividades remotas. As visitadoras do Programa, por ora sem atuação presencial, utilizam grupos no WhatsApp com conteúdos educacionais que contemplam orientações, brincadeiras, atividades lúdicas e vídeos, disponibilizados a cada semana para cerca de 300 famílias. Tem ainda a entrega de kits de higiene. "Também certificamos as famílias que atendem alguns requisitos, como forma de reconhecimento", explica Luciana Vieira.

O Programa Criança Feliz de Cedro é coordenado pela técnica Ana Paula e a Supervisora Nayane Dias.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte