24-NOV-2020

Cedro é selecionado para a final do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020

Na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou o resultado final do edital.

#Cultura POR MACIEL 24 DE NOVEMBRO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues|Arquivo

Cedro está entre os 37 municípios cearenses que receberão recursos financeiros, direcionados à banda de música Maestro José Pretinho. Mais uma conquista, para comemorar com muita música!

O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 chega ao município por meio de um ícone da cultura cedrense - a Banda Municipal Maestro José Pretinho, que resiste ao tempo, levando ao público a música de raiz, formando plateia, descobrindo talentos, fazendo a alegria das pessoas em todos os tons. O objetivo do Prêmio é distribuir gratuitamente até cinco instrumentos de sopro para 158 bandas de música em âmbito nacional, totalizando 790 instrumentos.

Desde que assumiu a Prefeitura de Cedro, em 2013, o prefeito Dr. Nilson Diniz tem sido um entusiasta da Banda, no sentido de manter ativo um patrimônio da cultura cearense. "Os músicos são cedrenses e, rotineiramente, tem uma agenda concorrida. O apoio da Funarte é essencial para a ampliação ou a reposição do instrumental do grupo, que temos a grata satisfação de apoiar", pontua.

Em 2018, os 34 componentes da Banda receberam novos instrumentos, além de kit com uniforme - camisa, calça, saia e boina tipo militar. Entre as apresentações locais de destaque estão a tradicional Festa do Padroeiro (mês de junho), o desfile de Sete de Setembro, a Festa do Município (dia 21 de outubro), além doutros eventos e homenagens em que o grupo é chamado a intervir com seu talento.

A secretária de Cultura Thatyana Kayrone ressalta que o projeto de Cedro junto à Funarte foi analisado, considerando os parâmetros do seu histórico e da vivência de participação dos seus membros no campo da música. "Nossa banda tem serviço prestado, tem brilho. Esse é mais um projeto que beneficia os músicos e a nossa população. A Banda leva alegria e resgata a tradição das bandas de música do interior", revela.

Histórico

A Banda de Música Maestro Zé Pretinho é Patrimônio Cultural da Sociedade Cedrense. Criada em 09 de junho de 1990, conforme a Lei de nº 013/90, conta com a notoriedade de suas belas apresentações, marcando momentos épicos que estão guardados na memória do público, que sempre prestigia os seus espetáculos.

Confira o resultado da seleção dessa incrível banda aqui:

#Agenda Hoje

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

#Agenda Hoje

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS

Comunidade de Baixio dos Patos recebe melhorias em estradas vicinais