22-JUL-2020

Cedro conquista nota máxima no IQM 2020

Mais uma vez o município alcançou pontuação 1,0 no Índice de Qualidade do Meio Ambiente, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

#MeioAmbiente POR MACIEL 22 DE JULHO DE 2020

Foto: Arquivo PMC

A notícia de mais essa conquista foi na tarde da terça-feira (21/7). Logo a seguir, nas redes sociais, o prefeito Dr. Nilson Diniz lembrou que é a terceira vez consecutiva que Cedro conquista pontuação máxima - 1,0. "Significa dizer que a nossa gestão fez a correta a Gestão e Gerenciamento dos Resíduos no município, conforme verificação in loco dos técnicos do Governo do Estado do Ceará. Dever de casa cumprido".

O IQM é um mecanismo que vai possibilitar aos municípios receberem o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

O Secretário de meio ambiente, Ellesson Barbosa, destaca que isso significa mais recurso nos cofres municipais para a devida aplicação em políticas públicas. "É importante ressaltar o empenho de todos os profissionais que cuidam com zelo da preservação do meio ambiente. Novos projetos em favor de um meio ambiente saudável estão previstos. Quem ganha é a população, as futuras gerações, que terão um município mais sustentável".

Ações locais para o IQM máximo

Cedro não tem mais um lixão; a população dispõe de um calendário fixo de coleta em bairros e distritos. "Temos projetos educacionais voltados para atender à população e estudantes", reforça o prefeito Dr. Nilson Diniz. "Em junho deste ano, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, cumprindo-se o isolamento social, tivemos palestras, entrevistas, entrega de mudas de espécies nativas e frutíferas e atividades educacionais com os estudantes dentro de casa, para tratar da defesa do planeta, a começar por aqui", finaliza Dr. Nilson.

Números do IQM de Cedro

- 2016: 0,1

- 2017: 0,2

- 2018: 1,0