26-JUN-2020

Prefeitura de Cedro distribui repelentes para gestantes

Diante do número crescente de casos de arboviroses no país, o Governo Municipal reforça as ações de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes Aeygpti

#Saúde POR MACIEL 26 DE JUNHO DE 2020

Foto: Marciel Bezerra

O prefeito Dr. Nilson Diniz esclarece que as gestantes são acompanhadas e recebem orientações durante as consultas em relação aos cuidados com a dengue, zika e chikungunya. "Ao longo do ano, adotamos várias medidas para evitar o registro de casos. A distribuição dos repelentes, neste instante, é mais um reforço na prevenção contra a microcefalia, cuidando também da mamãe e do bebê. O apoio com a primeira infância é primordial". Foram adquiridos 270 frascos de 200 ml de repelentes na primeira etapa da ação.

Importante!

Neste período de pandemia, o pré-natais do município estão sendo realizadas numa Unidade Básica de Saúde (UBS - Ferroviários), totalmente limpa e direcionada somente para este tipo de atendimento.

Notificações

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-Online) desta sexta-feira (26). Foram notificados 19 casos de dengue e nenhum de zika e de chikungunya em 2020. Após a confirmação do caso, os profissionais de endemias realizam o bloqueio no quarteirão onde mora a pessoa suspeita de dengue.

A secretária de Saúde, Sayonara Moura informa que as medidas emergenciais adotadas têm o apoio do Comitê Municipal de Combate às Arborivoses, Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Saúde da Família (PSF). "Estamos vigilantes quanto aos cuidados com as mães, pois o período de pandemia assim o exige. As ações educativas são direcionadas a toda a família da gestante, e assim possamos cada vez mais reduzir os casos".