04-JUN-2020

IV Ação Cedro Verdade distribuiu 1.200 mudas de espécies nativas e frutíferas

Ação faz parte das comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 1° a 6 de junho.

#MeioAmbiente POR MACIEL 04 DE JUNHO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues

Entre as mudas de ipês, cedro, caju, jaca, maracujá, pitomba e goiaba, a moradora do bairro Divisão - Maria Aparecida escolheu a do seu maior agrado. Para concluir a ação, precisou apenas levar um quilo de alimento não perecível, a ser doado para ajuda os profissionais da limpeza pública da cidade. Além da boa ação em favor desses profissionais, Aparecida ficou feliz em poder contribuir para a melhora do meio ambiente. "As pessoas podem também contribuir com a natureza ao plantar uma árvore, para que os frutos sejam colhidos pelas gerações futuras".

A programação de 2020 sofreu alterações para seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Gestão Municipal. De acordo com o Prefeito Dr. Nilson Diniz, a valorização do meio ambiente é também o respeito à vida das pessoas aqui residentes. "Buscamos esclarecer os cedrenses de que o plantio de árvores significa respeito ao meio ambiente. A Semana tem ainda o aspecto social, igualmente relevante - a contribuição com alimentos que vão para na mesa dos profissionais que tornam nossa cidade mais limpa".

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Elleson Barbosa, a coordenação da Semana teve o especial cuidado de incluir o plantio da árvore cedro (Cedrela fissilis), que dá nome à cidade. "Estudantes também participarão de movimentos, estudando a relação entre as temáticas de meio ambiente e o coronavírus", explica.

Semana do meio ambiente

Uma das ações da prefeitura em favor do meio ambiente aconteceu na última terça-feira (3): um bate-papo nas redes sociais com o tema "Resíduos sólidos", com André Wirtzbiki, Superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul. A transmissão teve a presença do Secretário Ellesson Barbosa.

Em uma emissora de rádio comunitária local, o tema "Sustentabilidade nos dias atuais" e o conjunto de ações da administração municipal foram destaque, como as medidas implementadas de coleta de lixo, projetos educacionais e ambientais.

Como receber as mudas

Basta o interessado levar um quilo de alimento não perecível até a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada em frente à praça Marco Zero, no horário de 7h às 11h, durante esse período da pandemia.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS