06-MAI-2020

Estudantes se mobilizam com ações educativas no combate ao Aedes aegypti

Na última terça-feira (5/5), estudantes da rede municipal de ensino de Cedro participaram de diversas atividades em casa.

#Dengue POR MACIEL 06 DE MAIO DE 2020

Foto: Divulgação/Escola

A ação é considerada de "extrema importância" no combate ao mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, de acordo com o prefeito Dr. Nilson Diniz.

A iniciativa está no planejamento da Prefeitura, sob a orientação das Secretarias de Saúde e de Educação, em função da pandemia da covid-19 (novo coronavírus). As aulas, coordenadas remotamente pelas escolas, têm o auxílio dos professores e envolvem todas as famílias.

As ações de combate ao Aedes aegypti tiveram início em janeiro e agora foram intensificadas. Mesmo com todo cuidado, o mês de abril registrou três casos confirmados de dengue. "Diante da quarentena, essas atividades preventivas contam com a criatividade dos nossos estudantes, trabalhando o tema em casa. Isso nos motiva a continuarmos investindo na prevenção às arborivoses", destaca o prefeito Dr. Nilson Diniz.

Zona urbana

Os estudantes das escolas Deputado Obi Viana Diniz e Estefânia da Silva se mobilizaram em grupos do Whattsapp com apoio de seus professores para colocarem em prática a leitura de textos sobre o combate ao Aedes Aegypti juntamente com os pais seguindo um check-list sobre como manter o quintal limpo. Na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, estudantes também alertaram para a importância de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, criando vídeos, paródias e fazendo registros fotográficos de uma prática, mostrando o antes e o depois dos quintais seguindo todas as instruções de limpeza dos recipientes encontrados. Na Escola Antonieta Jucá Marques, foram produzidos audiovisuais com histórias, tratando dos sintomas e formas de evitar a proliferação do mosquito. A Escola Gabriel Diniz desenvolveu duas atividades integrando à temática na Semana s matemática por meio de atividades teóricas e mas também executando a parte prática com a limpeza dos ambiente domésticos.

Zona rural

As escolas Tereza Dutra e Antônio Alves os estudantes mostraram em vídeo alguns depósitos acumulando água (tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, potes de sorvetes) e destacaram a mensagem de manter o quintal limpo e garantir a saúde de todos. Na escola Pedro Moreira do Carmo, no distrito de Lagêdo, o estudante João Vinicius, do 5º ano, gravou um vídeo mostrando como é o processo de manter a casa longe do mosquito e de não acumular água.

Apreendendo desde cedo

"Ficou evidente a importância das ações desenvolvidas pelos nossos estudantes, por meio de desenhos, textos, fotos, vídeos, paródias. Vamos mostrar para a população que é desde cedo que as pessoas devem ser conscientizadas sobre o perigo deste mosquito", pontua a Secretária de Educação, Tereza Bezerra.

"Meu quintal limpo" é Saúde!

Aldenoura Gomes, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE-Educação) explica que na presente fase do projeto "Meu quintal limpo" (de cuidados para evitar criadouro dos mosquitos Aedes aegypti), os alunos estão ensinando e aprendendo práticas efetivas de combate ao mosquito transmissor das arboviroses. "O uso da máscara, por conta da pandemia do novo coronavírus, também é importante nas atividades de combate ao mosquito. Os professores estão tendo papel importante nesta luta", pontua Aldenoura Gomes.

Quinta-feira passada (30/4), membros do PSE e do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses participaram de reunião por videoconferência para definir estratégias relacionadas aos próximos meses. Outras fases do Programa acontecerão em maio, com foco na pandemia do novo coronavírus, além de ações sobre medidas educativas em contexto de saúde.

Casos no município, até o presente

Dengue

Notificados: 14