15-MAR-2017

Após chuvas, Açude Velho sangra pela primeira vez em 2017

15 DE MARÇO DE 2017
Um dos reservatórios de água mais antigos do perímetro urbano de Cedro sangrou na manhã desta quarta-feira (15/3), os moradores comemoraram, além da sangria do Açude Velho, a ausência de alagamentos na região, tudo graças a obras de drenagem e construção de um canal no local.

Pluviômetros instalados em diversos locais registraram chuvas acima de 60.0mm, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), registrou precipitações no posto da Ematerce (35.3mm), e no Distrito de Várzea da Conceição (15.0mm).

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, enfatizou que a obra no sangradouro é significativa para os moradores que residem nas proximidades. "Fizemos esta obra para que esse transtorno fosse solucionado de vez". Sobre as chuvas, o gestor demonstrou otimismo, principalmente para os homens e mulheres do campo. "Estamos recebendo bom volume de chuvas e isso deixa nossos agricultores bastante animados".

Nível Açude Ubaldinho

O Açude Ubaldinho, que abastece o município por meio de adutora, tem capacidade de 31,80 hm³ e segundo dados divulgados pelo portal da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), encontra-se atualmente com 25,45% do seu volume. Com as chuvas que banham a região o açude tem grande possibilidade de aumentar o volume de água nos próximos dias.

Chuvas no Ceará

De acordo com dados da Funceme, a maior precipitação ocorreu no município de Viçosa Do Ceará (115.0 mm), Missão Velha (77.0 mm), Ubajara (70.0 mm), Frecheirinha (65.0 mm), Ipu (58.0 mm), Ibiapina (56.5 mm), São Benedito (49.0 mm), Tianguá (47.0 mm), Barbalha (47.0 mm) e Quixeramobim (46.0 mm) foram os locais que registraram as 10 maiores chuvas entre terça e quarta-feira.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para quarta-feira (15/3) é de céu nublado com chuvas na Serra da Ibiapaba e no Centro-sul do Ceará. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuvas no decorrer do dia. Para quinta-feira (16/3), a nebulosidade também é variável e devem ser registradas chuvas em todas as regiões cearenses no decorrer do dia.

História - 54 anos da enchente em Cedro

Um dos episódios marcantes na história de Cedro foi registrado no dia 15 de março de 1963, por volta das 9h30 a cidade foi surpreendida por uma inundação após o rompimento da barragem de um açude de propriedade de Chico Ferreira, localizado no Distrito de Assunção.

O açude não suportou as águas das intensas chuvas daquele ano e o rompimento da parede do reservatório trouxe muita água e pânico à comunidade. Com o desastre, 223 casas foram danificadas e 191 famílias, somando 1.085 pessoas, foram deslocadas para as áreas mais altas da cidade.

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas