Notícias

#AssistênciaSocial | 07 DE MAIO DE 2018

Cedro realiza ações para o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Fotos: Marcos Rodrigues

O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes é tema de roda de conversas e palestras em escolas municipais. As ações fazem parte do planejamento da prefeitura de Cedro, por meio das secretarias do Trabalho e Assistência Social e Educação. E contam com o suporte de técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras I e II), Serviço de Convivência e Fortalecimento de. Vínculos (SCFV), Cadastro Único, Programa Criança Feliz, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Conselho Tutelar, escolas e creches municipais.



Entre 02 e 17 de maio ocorrerão rodas de conversa sobre o 18 de Maio, que lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é conscientizar, informar, esclarecer e tentar coibir a violência sexual, com exposição e definição sobre o que é violência e exploração sexual. “Vamos mobilizar toda a população, em parceria com as secretarias municipais. Momento de todos darem as mãos e reforçar o compromisso com a causa”, ressalta o prefeito Dr. Nilson Diniz.



Durante as ações, será reforçada a divulgação da Lei Federal 9.970/2000, que institui o 18 de Maio, cujo intuito é mobilizar crianças e adolescentes, órgãos competentes e a sociedade em geral, no sentido de esclarecer e conscientizar para o engajamento na luta pelo fim da violência sexual.



Dia 18 de maio

O encerramento da ação será no dia 18 de Maio, no Ginásio Poliesportivo, a partir das 14 horas, com gincanas entre as escolas participantes. O planejamento das atividades foi feito em conjunto com os equipamentos municipais, formalizando-se compromisso durante todo o ano. “É tempo de intensificarmos a temática, aproximarmos ainda mais os canais de comunicação da luta, e denunciarmos qualquer tipo de violação contra criança e adolescentes”, reforça a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.



Para a coordenadora do CREAS, Izabela Santos, a força da campanha está nas atividades educativas, por esclarecerem e sensibilizam a sociedade para tão grave problema. As primeiras rodas de conversas aconteceram nas escolas Gabriel Diniz e Celso Alves. A programação foi estabelecida pela Secretaria de Educação. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade, de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração”, ressalta Izabela.



Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Se alguém souber de algum caso de violência sexual infantil, deve procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, no número 100. Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 25 DE MAIO DE 2018

Evento acontece na tarde da próxima sexta-feira (25/05), no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac-Cedro).

#AssistênciaSocial | 20 DE MAIO DE 2018

A pasta conta agora com um Grand Siena Attractive, 0km, que servirá para a realização dos inúmeros atendimentos. O modelo foi entregue na tarde de quarta-feira (16/5) ao prefeito Dr. Nilson Diniz e à secretaria Luciana Vieira

#AssistênciaSocial | 16 DE MAIO DE 2018

Gestores de outros municípios cearenses como Assaré, Maracanaú, Morrinhos e Ocara também participarão do evento, entre os dias 19 e 21 de junho

#AssistênciaSocial | 06 DE MAIO DE 2018

Diante da crise que assola diversos municípios brasileiros, a oportunidade de manter a estabilidade e a geração de emprego, além de melhorar a renda familiar, são desafios de qualquer gestão municipal. A Administração Municipal tem feito a sua [...]

#AssistênciaSocial | 03 DE MAIO DE 2018

Todos que estão com dados desatualizados há mais de 24 meses precisam comparecer. Atendimento será realizado nos CRAS e no CREAS

Prefeitura Municipal de Cedro

LOCALIZAÇÃO

 Rua Cel. Luiz Felipe, nº 299 Centro

 Tel: (88) 3564-0375

 gabineteprefeito@cedro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS